Igreja/Portugal: D. José Policarpo lembrado em Fátima

Fátima, Santarém, 14 mar 2014 (Ecclesia) – O Reitor do Santuário de Fátima manifestou publicamente o seu agradecimento “pela vida e pelo ministério” do cardeal D. José da Cruz Policarpo, falecido esta quarta-feira.

A mensagem de condolências “evoca desta forma a grande ligação de D. José Policarpo ao Santuário e à Mensagem de Fátima”.

“Além das várias peregrinações internacionais a que presidiu, em Fátima, enquanto cardeal-patriarca de Lisboa, foi também sob a sua presidência que a assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, celebrada nos dias 24 a 27 de abril de 2006, aprovou o texto dos Estatutos do Santuário de Fátima, os quais viriam a ser homologados pela Sagrada Congregação do Clero, no dia 13 de setembro desse mesmo ano”, recorda a nota enviada à Agência ECCLESIA.

A partir de então, D. José Policarpo foi membro do Conselho Nacional para o Santuário de Fátima, assumindo a sua presidência, enquanto presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, nos anos de 2011 a 2013.

Ainda em Portugal, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), lamentou a morte do patriarca emérito de Lisboa, que é hoje sepultado, recordando “a simpatia e incentivo com que, desde a primeira hora”, foi acolhida pelo falecido cardeal.

“Foi com o cardeal-patriarca D. José Policarpo que a instituição cresceu, se afirmou na sua missão em defesa da Igreja necessitada no mundo, e consolidou a sua presença no nosso país”, destaca uma nota de imprensa da organização católica.

O cardeal faleceu esta quarta-feira, aos 78 anos, na sequência de problemas cardíacos, tendo o Governo decretado que o dia de hoje seja de luto nacional.

A Missa exequial vai ser presidida por D. Manuel Clemente, sucessor de D. José Policarpo, a partir das 16h00, e vai ser seguida de cortejo para o Panteão dos Patriarcas, no Mosteiro de São Vicente de Fora.

OC

Partilhar:
Scroll to Top