Igreja/Portugal: Assembleia Plenária da CEP debate compensações por abusos, conclusões do Sínodo e novo enquadramento da Pastoral Juvenil

Fátima, 11 nov 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reúne hoje em Assembleia Plenária, debatendo as compensações por abusos, conclusões do Sínodo e novo enquadramento da Pastoral Juvenil, entre outros temas, até 14 de novembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.

Os trabalhos têm início às 16h00 desta segunda-feira, dia 11, e terminam às 13h00 do dia 14 de novembro e os órgãos de comunicação social estão convidados para a sessão de abertura, na qual usará da palavra D. José Ornelas, presidente da CEP.

A conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social vai realizar-se às 15h00h do dia 14 de novembro, quinta-feira, no Centro Pastoral Paulo VI, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA

Após a leitura do comunicado final, o presidente da CEP estará disponível para responder às questões dos jornalistas sobre os temas tratados na Assembleia Plenária.

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.

Para que uma Conferência Episcopal possa legislar com obrigação de acatamento em todas as dioceses, exigem-se pelo menos dois terços de votos favoráveis dos membros de pleno direito da Assembleia Plenária, a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.

LFS/OC

AGENDA da ASSEMBLEIA PLENÁRIA

– Palavras de abertura, pelo Presidente da CEP

– Informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP

– Proteção de menores e adultos vulneráveis: compensações financeiras

– Pastoral Juvenil em Portugal: um quadro de referência

– Reflexão sobre o Renovamento Carismático Católico (RCC) em Portugal

– Processo sinodal: sequência do documento final da Assembleia Geral de outubro de 2024

– Jubileu 2025: partilha de iniciativas de preparação e celebração

– Nomeações várias

– Orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2025

 

Partilhar:
Scroll to Top