Igreja/Portugal: Adoração Eucarística pode responder a «busca» de silêncio das novas gerações

Cónego Francisco Couto, delegado da Arquidiocese de Évora para o V CEN, sublinha centralidade da Eucaristia na vida das comunidades

Lisboa, 03 mai 2024 (Ecclesia) – O Cónego Francisco Couto, delegado da Arquidiocese de Évora para o V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), considera que a promoção de momentos de adoração pode ajudar os jovens na sua “busca” pelo silêncio.

“É a busca do silêncio, mas de um silêncio que traz sentido e vida, não é simplesmente silêncio por silêncio”, indica o sacerdote, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O responsável fala em “sinais muito interessantes”, como o de se construir “um espaço de adoração”, na catequese com as crianças, “em que elas que se sentem bem, se no silêncio, sentem-se até mesmo a partilhar, com uma serenidade que impressiona.

“Nos jovens tem-se vindo a descobrir, de facto, essa necessidade de encontrar silêncio no seu dia-a-dia”, acrescenta.

Braga vai acolher de 31 de maio a 2 de junho o V CEN, com participação de todas as dioceses do país.

Para o cónego Francisco Couto, esta é uma oportunidade para entender que “a Eucaristia é o ponto central e o ponto fulcral de toda a dinâmica da comunidade”.

“Não posso considerar-me, na verdade, um cristão sem que o meu ADN receba da vida de Cristo, que me desafia, em missão, a viver como ele viveu”, aponta.

O programa de três dias do V Congresso Eucarístico Nacional começa com a conferência inaugural do presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre o tema ‘Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade’.

A agente prevê conferências, painéis e sete workshops sobre temas como hospitalidade; jovens (Jmj e Eucaristia); família; pobres; ecologia; espiritualidade eucarística; e confrarias do Santíssimo Sacramento.

No último dia, 02 de junho, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro, onde decorrerá a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional.

A Conferência Episcopal escreveu uma nota pastoral sobre o V CEN, que conta com o cardeal português D. José Tolentino de Mendonça como enviado especial do Papa.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top