Igreja/Música: Festival da Canção Mensagem foi uma afirmação da «alegria» juvenil

Uma iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Fátima, Santarém 12 dez 2014 (Ecclesia) – O X Festival Nacional Jovem Canção Mensagem realizou-se com representantes de 14 dioceses a transmitirem “alegria de serem cristãos” com letras e acordes, explicou o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, no Centro Paulo VI, em Fátima.

“A forma como eles se inspiram a escrever as letras, a fazer as músicas, a envolverem-se como pequena comunidade para virem representar não apenas o seu grupo ou paróquia mas também a diocese envolve-os e envolve-nos para que de facto a nossa missão seja levada a todo o lado”, disse o padre Eduardo Novo à Agência ECCLESIA.

Para o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), a fé “não muda as coisas” mas “o olhar sobre as pessoas e sobre as coisas”, por isso pretende que cada jovem “sinta” a importância do “encontro com Deus” e seja “capaz de O cantar e transmitir”.

O grupo Grupo Christianorum, com a música “És a minha bússola”, representou a Diocese de Vila Real e ficou em primeiro lugar no X Festival Nacional Jovem Canção Mensagem.

“Queremos que o Senhor seja a nossa bússola e nos ilumine na generosa missão de evangelizar cada vez mais através do dom da música”, assinalaram no Semanário digital ECCLESIA, publicado esta quinta-feira.

A Diocese do Funchal foi representada pelo Grupo de Jovens Verbum Dei e com a música “Missionário da esperança” conseguiram o segundo lugar do pódio para além de terem sido distinguidos na categoria de “melhor vídeo clip”.

“Sem competitividade, o maior prémio foi levar Jesus a todos os que nos ouviam”, explica o grupo que destaca um dia em que estiveram “rodeados” de jovens que “acreditam no mesmo e que não têm medo de partilhar a alegria que é ser cristão”.

“Fé e Caridade” foi a música dos jovens da Paróquia da Ajuda, em representação do Patriarcado de Lisboa, e que ficaram em terceiro lugar: “O nosso objetivo era criar algo diferente, uma música com que os jovens se identificassem.”

No Semanário digital ECCLESIA, assinalam que “em cada fase” que ultrapassaram – paroquial, vicarial, diocesano – até ao Festival Nacional sentiam que “a música deixava” de ser deles e “passava a ser de todos”.

A letra apresentada pela Diocese do Algarve – Bem-Aventurados – também mereceu a atenção dos quatro elementos do júri e venceu na categoria de “Melhor Mensagem”.

O festival é uma iniciativa do DNPJ que realiza-se de dois em dois anos.

No palco do Centro Paulo VI, em Fátima, a 6 de dezembro, o alinhamento das dioceses foi: Bragança-Miranda; Guarda; Viana do Castelo; Lisboa; Algarve; Setúbal; Vila Real; Coimbra; Funchal; Lamego; Leiria-Fátima; Aveiro; Beja e Porto.

LFS/CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top