Igreja/Media: Papa alerta para impacto das «notícias falsas» na promoção de conflitos

Encontro com jornalistas da Alemanha apelou a maior atenção com situações de desigualdade social

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 04 jan 2024 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para o impacto de “notícias falsas” na promoção de conflitos, falando durante um encontro com jornalistas da Alemanha.

“Quantos conflitos hoje, em vez de se extinguirem pelo diálogo, são alimentados por notícias falsas ou afirmações inflamadas nos meios de comunicação social! É por isso que é ainda mais importante que vós, fortes nas vossas raízes cristãs e na fé vivida diariamente, ‘desmilitarizados’ no coração pelo Evangelho, apoieis o desarmamento da linguagem”, refere o texto, entregue aos participantes.

Francisco recebeu em audiência uma delegação da Sociedade dos Editores Católicos da Alemanha (Gesellschaft Katholischer Publizisten Deutschlands), por ocasião do 75.º aniversário da sua fundação.

O Papa apontou prioridades para o trabalho destas instituições, pedindo que se centrem atenções “no fenómeno da pobreza infantil, nas famílias que não sabem como pagar as suas contas e na situação de tantos migrantes e refugiados, que a Alemanha acolheu em grande número”.

“São necessários também comunicadores que deem relevo às histórias e aos rostos daqueles a quem poucos ou nenhuns prestam atenção”, acrescentou.

Francisco sublinhou o papel dos meios de comunicação no processo sinodal, em particular na Alemanha, “fornecendo informações corretas” para ajudar a “esclarecer mal-entendidos e, acima de tudo, evitar que eles surjam, ajudando a compreensão mútua”.

O Papa optou por não ler o discurso preparado, que foi entregue e divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, mas disse algumas palavras improvisadas, agradecendo pelo trabalho jornalístico.

“Não é fácil, o trabalho de um jornalista, é uma coisa bonita a comunicação”, afirmou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top