Igreja: Inteligência artificial é o tema para o Dia Mundial da Paz

Francisco pede «reflexão ética» nas áreas do direito e educação e uso «responsável», ao serviço «da humanidade e da proteção da casa comum»

Cidade do Vaticano, 08 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco escolheu focar a inteligência artificial e a paz na celebração do próximo dia 1 de janeiro, manifestando os “progressos realizados” e o impacto na vida das pessoas.

“«Inteligência Artificial e Paz» é tema da próxima Mensagem do Dia Mundial da Paz. Os notáveis progressos realizados no campo da inteligência artificial estão a ter um impacto cada vez maior na atividade humana, na vida pessoal e social, na política e na economia”, informou hoje a Sala de imprensa.

O Papa indica que a “proteção da dignidade da pessoa e a preocupação por uma fraternidade efetivamente aberta a toda a família humana” é uma condição “indispensável” para que o “desenvolvimento tecnológico possa contribuir para a promoção da justiça e da paz no mundo”.

Apelando “a um diálogo aberto” sobre o significado das novas tecnologias, “dotadas de possibilidades disruptivas e de efeitos ambivalentes”, Francisco recorda a necessidade de permanecer atento para que estes dispositivos não se tornem meios de “violência e a descriminação”.

“(O Papa) recorda a necessidade de estar atento e de trabalhar para que uma lógica de violência e de discriminação não se enraíze na produção e no uso de tais dispositivos, em detrimento dos mais frágeis e excluídos: a injustiça e as desigualdades alimentam os conflitos e os antagonismos”, pode ler-se na nota publicada.

Francisco pede uma orientação “responsável” no uso “da inteligência artificial” para que “esteja ao serviço da humanidade e da proteção da casa comum” e pede por isso, uma “reflexão ética se estenda ao âmbito da educação e do direito”.

O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 por São Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia de cada ano, com uma mensagem papal.

LS

Partilhar:
Scroll to Top