Igreja/Escutismo: Nova obra aborda «lugares da afetividade e da sexualidade»

Coordenador da publicação fala em «trabalho científico muito rigoroso e aturado»

Lisboa, 15 nov 2023 (Ecclesia) – Américo Pereira, professor de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa, considera que a obra ‘Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal’, do CNE, é um “trabalho científico muito rigoroso e aturado”.

“A realidade humana é só uma, e é absolutamente diferenciada. Muitas vezes ouve-se dizer que aquela pessoa é ‘diferente’, o que é perfeitamente ofensivo relativamente a pessoas com problemas próprios e sempre pessoais. Não há problemas humanos de conjunto, a realidade é constituída apenas e só por pessoas”, disse à Agência ECCLESIA o coordenador da obra.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português vai lançar o livro ‘Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal’, pelas 19h00, do dia 16 de novembro, na livraria da Universidade Católica, em Lisboa.

Para o docente da UCP, é preciso entender que as pessoas podem ter acesso “a uma igualdade jurídica”, todavia essa igualdade “é uma abstração”.

“Felizmente, ninguém tem acesso à interioridade humana”, disse Américo Pereira, em entrevista ao Programa ECCLESIA, emitido esta quarta-feira na RTP2.

A antropologia cristã tem de ser pensada a partir da figura de Cristo que é uma figura de amor que não é confundível com os afetos”.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português contextualiza que “desafiou” a associação a debater o tema da ‘Vivência da Afetividade e da Sexualidade’, no seu programa educativo, durante os últimos três anos, através do Projeto ‘Entre Linhas’; criado em 2020, teve o objetivo de “sensibilizar e dotar os adultos educadores”, e outras estruturas da Igreja – Catequese e o ensino de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) “de ferramentas educativas para a vivência da afetividade e sexualidade na perspetiva de discípulos de Jesus Cristo”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE informa que no programa do lançamento deste livro está incluído um debate com o padre Luís Marinho, coordenador do projeto ‘Entre Linhas’, a professora Susana Costa Ramalho, coordenadora do Instituto de Ciências da Família da UCP, e do padre José Frazão (jesuíta), com moderação do jornalista Jorge Wemans.

LFS/CB/HM/OC

Entre Linhas: CNE quer acompanhar os jovens «independentemente da forma como expressam a sua afetividade e sexualidade»

 

Partilhar:
Scroll to Top