Igreja/Ensino: Pastoral Escolar de Angra quer manter número de matrículas na disciplina de EMRC

Responsáveis pela disciplina mostram-se «otimistas», na abertura do novo ano letivo

Angra do Heroísmo, Açores, 11 set 2024 (Ecclesia) – Os responsáveis pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar de Angra revelaram-se “otimistas” quanto à abertura do novo ano letivo 2024/2025 no Arquipélago dos Açores e esperam manter o número de matrículas, a rondar as 12 mil.

“Embora estejamos sempre atentos e cautelosos, o ano letivo está lançado de Santa Maria ao Corvo, com todos os professores colocados”, disse o professor Bento Aguiar, que co-coordena a equipa do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar, com o cónego Adriano Borges, citado pelo portal ‘Igreja Açores’.

O ano letivo 2024/2025 está a começar no Arquipélago dos Açores, e, segundo estes responsáveis, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) tem professores colocados de Santa Maria ao Corvo, há estabilidade do quadro docente e deve manter-se o número de matrículas, a rondar as 12 mil, em todos os graus de ensino.

“Estes professores já estão no quadro regional e por isso a sua mobilidade, sendo possível, é mais reduzida e faz-se no quadro geográfico da própria ilha e de acordo com orientações pastorais”, explicou o professor Bento Aguiar, salientado que o Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar tem o objetivo de “consolidar os professores” que, sendo açorianos, “não sentem necessidade de andar a mudar constantemente”.

Este responsável referiu que o novo ano letivo arranca com manuais novos e com gente mais habilitada, indicando que, desde 2018, 18 professores completaram a profissionalização, alguns com mestrado, atualmente, cinco estão na fase final dos estudos, três professores a acabar o mestrado, uma professora com mestrado vai dar aulas em São Jorge, de forma tutelada, a prática de ensino é supervisionada.

Neste ano letivo, as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica vão continuar a fase de adoção dos novos manuais para a disciplina, na sua maioria já disponibilizados online e em plataformas digitais.

“Estamos otimistas e as nossas expectativas são positivas”, salientou o professor Bento Aguiar, co-coordenador da equipa do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar de Angra, divulga o portal ‘Igreja Açores’.

O início do novo ano letivo no Arquipélago dos Açores está a decorrer desde esta segunda-feira, entre 9 e 11 de setembro, e vai termina de 20 a 27 de junho de 2025, dependendo do ano de ensino.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top