Igreja/Ensino: Externato de Santa Margarida está a desenvolver uma horta pedagógica para os seus alunos

«Francisco de Assis amava as criaturas de Deus, contemplava nelas o seu Criador, e tentámos transmitir este espírito às nossas crianças» – Irmã Carla Nunes

Gondomar, 02 set 2024 (Ecclesia) – O Externato de Santa Margarida, das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, em Gondomar, “promove o espírito franciscano” e está a criar uma horta pedagógica para os seus alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do Ensino Básico.

“Francisco de Assis amava as criaturas de Deus, contemplava nelas o seu Criador, e tentámos também transmitir este espírito às nossas crianças, desde tenra idade”, disse a irmã Carla Nunes, diretora administrativa do externato, à Agência ECCLESIA, no contexto do Dia Mundial de Oração pela Criação (1 de setembro).

O Externato de Santa Margarida, em Gondomar, pertence à Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, está localizado na Quinta da Azenha onde a congregação religiosa tem espaços verdes e de cultivo.

Neste contexto, a irmã Carla Nunes explicou que, este ano, surgiu o projeto de uma horta pedagógica, onde podem concretizar essa partilha do “espírito” de Francisco de Assis, para além da vertente educativa.

“Podermos mostrar às nossas crianças não só como é o produto final, mas mostrar como é que uma planta passa da semente à árvore ou ao fruto e poderem contemplar nisso o Criador”, observou.

A diretora administrativa do Externato de Santa Margarida destaca também a importância de cultivar a “paciência” com esta horta pedagógica, quando se está habituado “a ir ao supermercado e ter já tudo pronto e tudo em todas as épocas do ano”.

“E saber que dependemos deste nosso planeta, deste nosso ecossistema para termos os frutos. E para podermos usufruir daquilo que também nos faz falta, mas temos que esperar e temos que cuidar. Como diz o Papa Francisco quando nos fala do Evangelho da Criação, somos o homem, deve cuidar da sua criação”, desenvolveu a religiosa franciscana.

Na Quinta da Azenha existe também uma zona arborizada e, salienta a irmã Carla Nunes, também promovem “acampamentos com as crianças a usufruir deste espaço”, para além de receberem outras escolas que procuram este local “para contemplar a natureza e usufruir deste espaço de silêncio, escutar Deus na natureza e no silêncio”.

“Há muitas escolas que vêm, há grupos, tivemos este ano vários grupos da Diocese do Porto que organizaram retiros aqui e que nós cedemos o espaço com muita alegria”, acrescentou a Franciscana Missionária de Nossa Senhora.

O Externato de Santa Margarida é um estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo que começou a funcionar a 8 de outubro de 1968, com 15 crianças, tem autonomia pedagógica que compreende os níveis de ensino: Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

O Programa ‘70×7’, transmitido este domingo, dia 1 de setembro, na RTP2, assinalou o início do ‘Tempo da Criação 2024’, com a reflexão da Associação Rede ‘Cuidar da Casa Comum’ , e o convite a “mudar estilos de vida”, e apresentou projetos concretos, uma ilha de biodiversidade, na empresa Lisnave, na Mitrena (Setúbal), e a central fotovoltaica das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, também na Quinta da Azenha.

HM/CB

Gondomar: Painéis solares fornecem energia para um colégio e casas religiosas da Quinta da Azenha

Igreja/Ambiente: Papa alerta para «poder descontrolado» do ser humano

Partilhar:
Scroll to Top