Igreja/Ensino: Encontro dos responsáveis de EMRC analisa os referenciais da disciplina e a falta de docentes

Fátima, 26 out 2024 (Ecclesia) – Os responsáveis nacionais pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica analisam a “falta de professores de EMRC” e os “referenciais da disciplina” em diálogo com a tutela, este sábado, dia 26, em Fátima.

Neste encontro vai avaliar-se também a formação sobre os recursos digitais da disciplina, “que já chegou a meio milhar de professores, e preparar as próximas sessões que decorrem em Beja, Lamego e Lisboa”.

O coordenador nacional, António Cordeiro, destaca a importância de continuar a “envolver e corresponsabilizar” todos os que trabalham na disciplina, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Temos hoje diversos desafios e é fundamental continuar o diálogo, em verdade, uns com os outros, para podermos clarificar o caminho a percorrer”.

Em declarações ao EDUCRIS o coordenador nacional sustentou que “o desafio deixado pela Nota Pastoral”, escrita para a Semana Nacional da Educação Cristã, implica “a adoção de uma postura de peregrino também na escola”.

“Precisamos de educadores que descentrem de si todo o processo, para estar disponíveis a conhecer os projetos e a riqueza que outros educadores e pessoas possam trazer”, desenvolveu.

Do programa, enviado a todos os responsáveis diocesanos pela EMRC, destaque para a apresentação das “formações de professores”, bem como os “recursos didáticos”, os “encontros nacionais para alunos” e a “Semana Nacional da EMRC”.

Esta sexta-feira, a equipa nacional de apoio à disciplina reúne-se em Fátima para dar “continuidade ao trabalho de âmbito nacional”.

Destaque para o trabalho que está a ser realizado no acompanhamento dos “encontros com alunos, a semana nacional e ponto de situação da formação sobre os recursos digitais de EMRC que percorrem as dioceses”, afirma.

“Em ano jubilar para toda a igreja queremos caminhar uns com os outros”, completa.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top