Igreja/Ensino: Associação Portuguesa de Escolas Católicas celebra 25 anos, sob a temática do «Pacto Educativo Global»

Direção da APEC destaca três iniciativas do programa das comemorações, que começa esta quinta-feira

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Fátima, 27 jun 2023 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) vai celebrar 25 anos de atividade 2023/24, sob a temática do Pacto Educativo Global, e destacam-se três iniciativas, de encontro e reflexão, festa e celebração, no programa das comemorações.

“A celebração das bodas de prata da Associação decorrerá sob a temática do Pacto Educativo Global, desafio maior com que o Papa Francisco nos vem interpelando desde 2019”, indica o presidente da APEC, o diácono Fernando Magalhães, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas celebra os seus 25 anos de atividade em 2023/2024, e explica que, hoje, a realidade da Escola Católica em Portugal traduz-se em “127 estabelecimentos de ensino, com aproximadamente 70 000 alunos, 5500 professores e 3500 educadores não docentes”.

“Acima de tudo, ela revela-se no dinamismo e na excelência de cada um dos projetos educativos, assentes numa conceção cristã da educação. Agora, como no passado e no futuro”, realça o diácono Fernando Magalhães.

O presidente da APEC informa que do programa das comemorações destes 25 anos de atividade destacam-se, entre três momentos: a VI Jornada Pedagógica da APEC, esta quinta-feira, sobre o tema ‘O Pacto Educativo Global e a aliança Escola – Família. Princípios, desafios e práticas’, “que marcará o início formal das comemorações”, em Fátima.

Outra iniciativa destas boas de prata da APEC é a VI Peregrinação das Escolas Católicas a Fátima, no próximo dia 6 de outubro, e o II Congresso Nacional da Escola Católica, nos dias 10 e 11 de outubro de 2024 (inicialmente estava previsto para maio).

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas recorda que, no dia 29 de maio de 1998, numa reunião da assembleia do Grupo de Trabalho para a Dinamização da Escola Católica (GTDEC), que foi criado em 1996, por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o bispo D. Albino Cleto informava que os estatutos da APEC tinham sido aprovados, na Assembleia da CEP (20 a 25 abril de 1998).

Segundo a nota, a comunicação formal do secretário da CEP chegou à APEC no dia 19 de outubro de 1998, e deram início ao primeiro ano de atividade da Associação Portuguesa de Escolas Católicas nesse ano de 1998/99.

CB/OC

(Notícia alterada no dia 8 de maio)

Partilhar:
Scroll to Top