Igreja/Educação: Universidades devem preocupar-se mais com a sua missão cultural do que com números

Novo assistente do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior apresenta preocupações e prioridades para o setor

Lisboa, 22 mai 2015 (Ecclesia) – O novo assistente do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) da Igreja Católica em Portugal considera que é necessário “resgatar” a Universidade da preocupação com número e orçamentos, para a devolver à sua missão cultural.

“O mais importante seria resgatar a Universidade de um caminho tão preocupado com números – e a questão demográfica vai colocar-se indubitavelmente – mas retirar a Universidade destas preocupações e levá-la para o seu local certo que, acreditamos, é ajudar a formar homens e mulheres”, afirma à Agência ECCLESIA o padre Eduardo Duque.

O sacerdote da Arquidiocese de Braga sustenta que a Universidade é o local ideal para que fé e cultura possam procurar a “verdade”.

“Vale a pena repensar as universidades em Portugal, no sentido de lutarmos contra um pensamento muito neoliberal, ajudarmos a que a Universidade seja o local da procura da verdade e não tanto a instituição que anda no afã de encontrar alunos para a sua subsistência”, precisa.

O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior quer ajudar a este diálogo, auxiliando as instituições a reposicionaram-se na sua função de levar os alunos a fazer “perguntas”.

“No meio destes saberes, da pluralidade de tanta oferta tão típica da pós-modernidade, saber encontrar o seu caminho e a sua verdade é estupendo”, precisa.

Em termos internos, a preocupação do novo assistente do SNPES é que “em cada diocese haja um motor, alguém que puxe, alguém que convoque e provoque este encontro entre a Universidade e a Igreja”.

O padre Eduardo Duque admite que a pastoral do Ensino Superior tem apoiado financeiramente muitos alunos, estrangeiros e portugueses, considerando necessário “fazer uma reflexão conjunta” a este respeito, para repensar a “forma de ajudar e estar verdadeiramente junto dos estudantes.

Em entrevista publicada na mais recente edição do Semanário ECCLESIA, dedicada à relação da Igreja Católica com os universitários, o assistente do SNPES assume a intenção de contribuir para “criar uma Universidade mais autêntica, que ajude a formar melhor as pessoas, que cada pessoa ganhe autoconsciência”.

As declarações do padre Eduardo Duque e outros testemunhos de quem trabalho junto dos estudantes do Ensino Superior vão estar em destaque, este domingo, no programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública.

OC

Partilhar:
Scroll to Top