Igreja/Desporto: Papa elogia «valores genuínos da competição», lamentando corrupção e interesses financeiros na atividade desportiva

Delegação da equipa de Atletismo do Vaticano está no Porto Santo

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 16 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje que a Igreja Católica está empenhada em promover os “valores genuínos da competição”, lamentando fenómenos de corrupção e interesses financeiros na atividade desportiva.

“Daí a necessidade de uma pastoral do desporto e da educação nos valores genuínos da competição, purificados do egoísmo e dos interesses meramente materiais. Pela mesma razão, é importante que a Igreja reflita sobre a experiência desportiva e a valorize adequadamente na sua ação evangelizadora”, referiu, numa mensagem divulgada pelo Vaticano.

Francisco dirigia-se aos participantes no Congresso Internacional sobre Desporto e Espiritualidade, intitulado ‘Colocar a vida em jogo’, organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pela Embaixada de França junto da Santa Sé.

O Papa destacou que a reflexão da Igreja Católica sobre os desporto, nas últimas décadas, tem alertado “para os riscos da desumanização e da corrupção”, que contrariam a natureza desta atividade como “lugar privilegiado de encontro entre as pessoas e de fraternidade entre os povos”.

“O desporto está a assumir um papel cada vez mais importante na sociedade, moldando a vida quotidiana de muitas pessoas. É uma forma de ocupação dos tempos livres que desperta interesses e oportunidades de encontro, agrega, cria comunidade, dinamiza a vida de forma ordenada e promove sonhos, sobretudo nas gerações mais jovens”, acrescentou.

Francisco desafiou quem é responsável pela formação dos atletas mais novos a criar “ambientes desportivos saudáveis e formativos, evitando todas as atitudes deseducativas e todas as formas de abuso, especialmente em detrimento dos menores e dos mais vulneráveis”.

A Santa Sé informou que, entre hoje e domingo, a ‘Athletica Vaticana’, equipa de atletismo do Vaticano, vai estar na ilha do Porto Santo para competir no ‘European Masters Athletics Non Stadia Championship’, campeonatos europeus para atletas com mais de 35 anos de idade.

Os quatro representantes da Associação Atlética Vaticana vão ainda participar em atividades com a comunidade católica local.

OC

Partilhar:
Scroll to Top