Igreja/Cultura: Núncio apostólico em Portugal visitou as exposições «Sacre Visioni» e «Toque Divino», na igreja da Graça

«Uma visita atenta a esta exposição poderá ser ocasião para ver coisas belas e tornar a vida um ‘lugar de beleza’» – Cónego Jorge Dias

Lisboa, 31 jul 2024 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal, o representante da Santa Sé, marcou presença na inauguração da exposição ‘Sacre Visioni’, este sábado, dia 27 de julho, na igreja da Graça, em Lisboa, uma “mostra inédita de arte sacra” patente até setembro.

“D. Ivo Scapolo honrou-nos com a sua simpática presença: aproximando-se e observando as várias pinturas, aproximou-se também dos artistas e dos demais presentes, mantendo com todos um franco diálogo”, destaca o pároco da igreja da Graça, num comunicado enviada à Agência ECCLESIA.

O cónego Jorge Dias acompanhou o embaixador da Santa Sé em Portugal na visita inaugural à ‘Sacre Visioni’, “uma exposição inédita de arte sacra do século XXI”, com o curador artístico Santiago Belacqua; o Papa Francisco nomeou o arcebispo italiano D. Ivo Scapolo como novo núncio apostólico em Portugal, no dia 29 de agosto de 2019.

“Uma visita atenta a esta exposição poderá ser ocasião para ver coisas belas e tornar a vida um ‘lugar de beleza’. Poderá ser uma excelente oportunidade para crescer no conhecimento d’Aquele que é a fonte do bem e do belo, mantendo “desperta a busca da verdade, acrescentou o sacerdote.

Foto Jorge Velez

‘Sacre Visioni’, uma “exposição inédita de arte sacra do século XXI”, que junta obras de 40 artistas italianos, e conta com o apoio da Associação Cultural Italiana Art Global, pode ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00, nos horários das visitas turísticas da igreja da Graça, em Lisboa.

“O número 40 é marcante na religião cristã, estando associado a vários episódios de Jesus Cristo, como é exemplo a Quaresma. Por isso, em harmonia com a Art Global, acabamos por convidar este número de artistas, vindos de um país com longa tradição na arte sacra”, explica o artista português Santiago Belacqua, curador da exposição com as artistas Angiolina Marchese e Rosanna Vetturini, e responsável pela 1.ª Bienal de Arte Cristã que, reuniu 77 artistas nacionais e internacionais de 19 países, em 2023.

O cónego Jorge Dias recordou as palavras de Bento XVI, ao mundo da cultura portuguesa, na sua visita a Portugal, no dia 12 maio de 2010: “A Igreja sente como sua missão prioritária, na cultura atual, manter desperta a busca da verdade e, consequentemente, de Deus; levar as pessoas a olharem para além das coisas penúltimas e porem-se à procura das últimas”.

“Convido-vos a aprofundar o conhecimento de Deus tal como Ele se revelou em Jesus Cristo para a nossa total realização. Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza”, acrescentou o Papa alemão, no Centro Cultural de Belém, cita o pároco da igreja da Graça.

O comunicado destaca que, na igreja da Graça, também está patente a exposição ‘Toque Divino’, do artista português Bruno Loureiro, natural de Matosinhos, uma coleção de arte cristã em pregos e parafusos, 20 obras num “total de 250 mil pregos, duas peças contam com mais de 53 mil pregos cada”.

A igreja da Graça, monumento nacional desde maio de 2023, foi fundada em 1291, construída ao estilo manuelino, a que se acrescentaram apontamentos barrocos, no restauro após o terramoto de 1755, destacam-se os azulejos dos século XVI ao  XVIII, a talha dourada dos altares e esculturas setecentistas.

CB

Partilhar:
Scroll to Top