Igreja: Comunicação, participação dos jovens, ecologia e hospitalidade em debate no Congresso Eucarístico Nacional (c/vídeo)

Arcebispo de Braga, que coordena a organização, afirma que «a Eucaristia é para todos» e «não pode haver uma Eucaristia para jovens, nem uma Eucaristia para crianças»

Porto, 29 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade quer que o Congresso Eucarístico Nacional, que decorre de 31 de maio a 2 de junho, conte com a “participação dos jovens”, com o desejo de que “ninguém fique de fora”.

D. José Cordeiro espera que os jovens sintam o V Congresso Eucarístico Nacional “como deles” e ao mesmo tempo pertença do “tesouro inesgotável da Igreja”: “a Eucaristia”.

“A sua maior riqueza é mesmo a Eucaristia, e a Igreja existe para evangelizar, o Evangelho não se pode mudar, mas o modo de o comunicar, a linguagem, a atitude, sim, e contamos muito com os jovens, e nesta equipa também queremos que eles participem ativamente, e para isso também os estamos a escutar ativamente”, afirmou.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, transmitida esta segunda-feira, na RTP2, o arcebispo de Braga considera que a mudança na transmissão da mensagem, isto é, na comunicação, é uma forma de garantir a presença da nova geração.

“Não pode haver uma Eucaristia para jovens, nem uma Eucaristia para crianças. A Eucaristia é para todos, mas pode haver uma linguagem, em alguns momentos, na liberdade que a própria norma da liturgia nos permite – e é muita – e às vezes não é devidamente utilizada”, defendeu.

O V Congresso Eucarístico Nacional, com o tema «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. “Reconheceram-n’O ao partir o Pão”», é realizado em Braga, cem anos depois da diocese ter acolhido o primeiro, assim como aqueles que assinalaram os 50 e 75 anos do início do Congresso Eucarístico Nacional.

“Não queremos que seja apenas uma comemoração, queremos que seja um sentir e um pulsar e um projetar da Eucaristia como a fonte e o cume da vida da Igreja”, indicou o delegado nacional para os congressos eucarísticos.

O arcebispo encara o acontecimento de maio e junho, como “uma estação, uma pausa que a Igreja faz para refletir, rezar e adorar a Eucaristia”.

Questionado sobre que sentido tem colocar a Eucaristia no centro, nas sociedades modernas, multiculturais, nas quais o Evangelho e as formas de pertença religiosa se tornam marginais, em alusão a uma pergunta do Papa Francisco, em 2018, D. José Cordeiro afirmou a centralidade da Eucaristia.

“A Igreja sem Eucaristia não vive. A Eucaristia é que faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia”, afirmou

“Esta forma sacramental da fração do pão, do partir do pão, é a que leva depois à partilha dos bens e à caridade organizada na Igreja e informal”, destacou o arcebispo de Braga.

Em declarações à ECCLESIA, D. José Cordeiro fala no contributo que o Congresso Eucarístico pode dar para que a Eucaristia seja consequente na vida.

“A Eucaristia é vital e sem ela não existe a Igreja, mas como poder celebrá-la, numa altura em que também temos a diminuição de sacerdotes, e como podemos ter menos missas e melhor missa? Todas estas questões e estas equações poderão passar também nestas reflexões, e não esquecendo os jovens, os pobres, a ecologia, a hospitalidade”, salientou.

O programa do V Congresso Eucarístico Nacional já foi divulgado e inicia-se com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni, que se debruça sobre o tema “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”.

Além de testemunhos, conferências e workshops, no último dia, 2 de junho, a partir das 7h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos a pé até ao Sameiro, onde decorre a Eucaristia de encerramento.

“Esperamos também que este momento significativo que vai acontecer em Braga, seja para nós um sinal grande de esperança e de renovação como peregrinos de esperança, e que todas as dimensões, a parte doutrinal, espiritual, cultural, humana, de relação, seja para esse bem maior da construção da Igreja”, desejou D. José Cordeiro.

As informações sobre a participação no V Congresso Eucarístico Nacional e sobre as inscrições estão disponíveis em www.congressoeucaristico.pt

PR/LJ

Partilhar:
Scroll to Top