Igreja/Ambiente: Vaticano associa-se à «Hora do Planeta»

«Cúpula de São Pedro é desligada para consciencializar para o respeito pela Nossa Mãe Terra» – Padre Fortunato

Foto: Ricardo Perna

Cidade do Vaticano, 23 mar 2024 (Ecclesia) – O Vaticano também se vai associar simbolicamente à iniciativa ‘Hora do Planeta’, que se assinala hoje, dia 23 de março, e desligar a cúpula da Basílica de São Pedro, “durante uma hora, a partir das 20h30” locais.

“Um gesto simbólico para sensibilizar e inspirar mulheres e homens do nosso tempo a respeitar a Nossa Mãe Terra e a agir contra a crise climática”, explicou o diretor de comunicações da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, o padre Enzo Fortunato.

Segundo o comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pela sala de imprensa da Santa Sé, ao apagarem as luzes da cúpula da Basílica de São Pedro para a campanha mundial ‘Hora do Planeta’, unem-se “na oração e na ação, testemunhando a vontade de proteger a ‘casa comum’ que Deus confiou.

“Para que depois desta breve escuridão a luz possa brilhar como sinal de esperança para um futuro sustentável em harmonia com a criação”, acrescentou o padre Enzo Fortunato.

O comunicado da Santa Sé destaca que o Papa Francisco, na sua Encíclica ‘Laudato Si’, documento ecológico e social, recorda que a questão ecológica “deve centrar-se na ética e na justiça social e no que está a acontecer à terra”, a ‘casa comum’, que é “um desafio sem precedentes que diz respeito à responsabilidade para com os outros e as gerações futuras”.

A campanha internacional ‘A Hora do Planeta’ é levada a cabo pela organização World Wide Fund for Nature (WWF), que convida a desligar e dedicar “uma hora ao Planeta”.

Esta iniciativa da WWF abrange 190 países, em Portugal desde 2008, depois de ter nascido em Sidney, na Austrália, em 2007.

Diversos municípios, autarquias, empresas, associações e movimentos em Portugal vão associar-se à ‘Hora do Planeta’ 2024, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, incentivas os escuteiros a juntarem-se, entre as 20h30 e as 21h30, “aos milhões de pessoas de todo o mundo que fazem o tradicional apagão”.

“Desliga todas as luzes em tua casa/sede. Utiliza esta hora para fazer algo com um impacto positivo no Planeta”, acrescenta o CNE, na sua página na rede social Facebook.

CB

Partilhar:
Scroll to Top