Idosos: «Team Geron4you» aposta no acompanhamento de idosos e cuidadores

«Acompanhamos a necessidade de procurar dar atividades a crianças mas e aos idosos? Ninguém se lembra dos idosos que passam os dias em frente à televisão, numa torrente de notícias sobre o mesmo tema», lembra Berta Soares

Foto: Team Geron4you/Sandra Ventura

Famalicão, 29 abr 2020 (Ecclesia) – O projeto «Team Geron4you» foi criado por quatro jovens futuros técnicos superiores de Gerontologia e quer neste tempo de combate à pandemia Covid-19, ajudar os mais idosos e os cuidadores a lidar com uma realidade que desconhecem.

“Há muitos grupos de voluntariado para comprar mediação e ir ao supermercado mas muitas vezes o que as pessoas precisam é de uma palavra amiga”, explica à Agência ECCLESIA Berta Soares, mentora do projeto.

A equipa é ainda composta por Joana Paiva, Mafalda Ribeiro e o João Batista, com idades entre os 19 e os 31 anos; conheceram na Universidade e estão disponíveis para conversar, acompanhar, sugerir atividades e convidar os idosos a “sonhar para além deste contexto de pandemia”.

Os contactos podem ser feitos através de chamada telefónica, de troca de mensagens nas redes sociais ou por email.

“Há cuidadores que, face o encerramento dos centros de dia, têm de tomar conta dos seus familiares não têm condições ou um manual de instruções que lhes permita continuar com as rotinas dos seis familiares. São cuidadores sobrecarregados que tentamos ajudar, ouvi-las e acompanhar também idosos que, sem retaguarda, não estão a ter contacto com filhos e netos”, indica a responsável.

O «Team Geron4you» aposta na “educação para o envelhecimento” que consiste em ajudar os mais velhos a perceber a fase de vida em que se encontram e ajudá-los a lidar com as naturais alterações.

“É como na adolescência: quando se é conhecedor das suas transformações o processo desenvolve-se melhor. O mesmo se passa com os idosos: muitos não entendem que o que passam é normal e por isso sentem-se frágeis, perdidos, e nós queremos ajudar”, explica.

Promover o “bem-estar físico, social e emocional, com exercício físico adaptado, artigos de poesia e pequenos contos, recitação de ladainhas populares, audição de música, esclarecimento de questões associadas ao processo de envelhecimento, comemoração de dias festivos, sugestão de filmes, entre outros” é a proposta para além de acompanharem também cuidadores, “formais ou informais, estando disponíveis para qualquer dúvida, questão ou receio”.

A falta de literacia digital é um dos problemas que procuram colmatar, a par do acompanhamento físico e psicológico, explicando também direitos em áreas como a saúde.

“Acompanhamos a necessidade de procurar dar atividades a crianças mas e aos idosos? Ninguém se lembra dos idosos que passam os dias em frente à televisão, numa torrente de notícias sobre o mesmo tema”, lamenta Berta Soares.

Com pouco mais de dois meses de início de atividade, a responsável dá conta do acompanhamento atual que presta a dois idosos e a dois cuidadores, que necessitam, essencialmente de não se sentir sozinhos.

A equipa do «Team Geron4you» estava a estagiar em IPSS até que, por causa da pandemia do Covid-19, esse estágio foi interrompido; foi quando surgiu este projeto, concretizando a vontade de os profissionais se manterem ativos e a trabalhar com idosos.

Berta Soares dá conta da sua experiência como trabalhadora em IPSS e valoriza a necessidade de cuidados adequados a diferentes grupos populacionais.

O «Team Geron4you» está disponível para acompanhar cuidadores e idosos a nível nacional e pode ser contactado através da página no facebook do projeto e também do email teamgerontologiaemacao@gmail.com

LS

Partilhar:
Scroll to Top