Guarda: Diocese peregrina ao Santuário de Fátima

«Queremos levar connosco, para confiar à proteção maternal de Nossa Senhora, o próximo ano pastoral de 2024-25» – D. Manuel Felício

Foto: Diocese da Guarda (arquivo)

Guarda, 28 ago 2024 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda realiza a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima, esta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de agosto.

“Como tem acontecido em anos anteriores, queremos levar connosco, para confiar à proteção maternal de Nossa Senhora, o próximo ano pastoral de 2024-25. Fazemo-lo em espírito de oração, sabendo que precisamos de aprender a rezar sempre de novo, com a devida inspiração do Divino Espírito Santo, a exemplo de Maria Santíssima”, refere o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, numa mensagem à diocese.

A Diocese da Guarda informa que esta peregrinação diocesana “costuma juntar largas centenas de pessoas de todos os arciprestados” (conjuntos de paróquias) e sublinha que “marca o início do novo ano pastoral”.

“A Peregrinação começará sempre com a oração de partida, continuando com a meditação dos mistérios do Terço do Rosário, durante a viagem. Recomenda-se que a Via-Sacra seja também um outro momento importante da Peregrinação, aproveitando ambiente que Fátima nos oferece”, desenvolveu D. Manuel Felício, indicando que  grupo “decide como e quando cumprir” estes momentos.

O responsável diocesano convida também todos os participantes da peregrinação anual ao Santuário de Fátima a “celebrar o Sacramento da Reconciliação”, aproveitando a oferta de sacerdotes do Santuário.

Neste primeiro dia de peregrinação da Diocese da Guarda ao Santuário de Fátima o programa, a partir das às 21H15, prevê a “saudação a Nossa Senhora” e recitação do terço, na Capelinha das Aparições, a procissão das velas e o tempo de adoração, uma “vigília de oração”, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

O bispo da Guarda preside à Eucaristia de encerramento da peregrinação, esta quinta-feira, 29 de agosto, às 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade; este segundo dia, começa com a oração Laudes às 09h30, na mesma igreja.

D. Manuel Felício termina a sua mensagem a recordar que vão a Fátima “pedir a bênção de Deus, através de Nossa Senhora,  para o próximo ano pastoral”, que a Diocese da Guarda quer “viver com duas grandes preocupações”: “Recepção do Itinerário da Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes, com as Famílias e vivência do Jubileu/2025”.

LJ/CB

Partilhar:
Scroll to Top