Guarda: Bispo presidiu a ordenação sacerdotal e aponta a «espírito da sinodalidade» (c/fotos)

Padre Tiago Fonseca sublinha importância de percurso de formação para o ministério

Guarda, 01 jul 2024 (Ecclesia) – O bispo da Guarda presidiu este domingo à ordenação sacerdotal do diácono Tiago Fonseca, sublinhando que é uma “mais-valia” para a Igreja “seguir o caminho da sinodalidade”.

“O mundo precisa de instituições que se afirmem pela sua atividade, pela sua boa relação, por projetos válidos, e nós queremos ser, também diante da própria sociedade, uma proposta destas que possa ajudar a pôr confiança nas pessoas em geral”, disse à Agência ECCLESIA D. Manuel Felício.

Em relação ao sacerdote ordenado na Sé da Guarda, o responsável realçou que o padre Tiago Fonseca assimilou “o espírito da sinodalidade que a Igreja vive” e pelo trabalho realizado vai “promover uma forma alargada de participação responsável na vida das comunidades e na vida da Igreja”.

“Foi um percurso muito bom este de preparação, de descoberta, de um autoconhecimento maior, de um aprofundamento da fé de uma forma diferente que agora me conduziu a este ministério”, salientou à Agência ECCLESIA o padre Tiago Fonseca.

Num tempo em que as opções “são tantas”, o novo sacerdote da Diocese da Guarda refere que os amigos aceitaram “bem” a sua escolha, primeiro “encararam com surpresa, mas hoje com alegria”.

D. Manuel Felício assumiu, por outro lado, que a mudança de bispo diocesano “está mais que iminente”.

O pedido de resignação do atual responsável foi feito há cerca de cinco anos e na última visita ‘Ad Limina’, no Vaticano, o bispo da Guarda recebeu “indicações” nesse sentido, considerando “muito provável” que a sua substituição “aconteça nos próximos tempos”.

HM/LFS/OC

Guarda: Bispo diocesano preside a ordenação sacerdotal de Tiago Fonseca

 

Partilhar:
Scroll to Top