Guarda: Bispo convida à solidariedade com «Igreja nos territórios martirizados da Terra de Jesus»

«Os dramas internacionais a que estamos a assistir têm necessariamente de nos interpelar» – D. Manuel Felício

Foto: Diocese da Guarda

Guarda, 13 dez 2024 (Ecclesia) – O bispo da Guarda afirma que a “Igreja nos territórios martirizados da Terra de Jesus corre, de facto, o risco de se extinguir”, e convida a diocese da participar na “campanha de angariação de fundos” da Conferência Episcopal Portuguesa.

“A presença da Igreja nos territórios martirizados da Terra de Jesus corre, de facto, o risco de se extinguir. Por isso, nos chega o apelo para organizarmos uma campanha de Advento para angariação de fundos com vista à subsistência das comunidades cristãs que vão resistindo nestes territórios, cuja memória cristã tem grande significado para toda a Igreja”, explica D. Manuel Felício, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese da Guarda.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está a promover uma campanha solidária “em favor da Terra Santa”, neste tempo de Advento/Natal, na Diocese da Guarda, as comunidades católicas vão contribuir para esta iniciativa nos ofertórios das Missas do IV Domingo do Advento, no dia 22 de dezembro.

“Os dramas internacionais a que estamos a assistir têm necessariamente de nos interpelar”, destaca D. Manuel Felício, na carta pastoral ‘Voltados para a esperança’.

O bispo da Guarda explica que como têm feito “com a renúncia quaresmal”, pedem também agora um “esforço de renúncia a algo”, durante este tempo litúrgico de Advento, “para minorar o sofrimento dos nossos irmãos na Fé” que vivem naqueles territórios.

A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel, em 7 de Outubro de 2023, que provocou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas. Israel lançou em seguida uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, que causou, desde então, mais de 44.000 mortos, de acordo com o Governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

A CEP informa que todos os contributos devem ser enviados até ao final do ano através da transferência bancária PT50 0018 0003 1381 1229 0204 9 e que no envio deve ser indicada a referência CEP TERRA SANTA e comprovativo para o e-mail cep.sgeral@ecclesia.pt.

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou esta campanha solidária “em favor da Terra Santa”, no final da sua Assembleia Plenária, no dia 14 de novembro.

Desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, o Papa tem apelado ao fim da guerra e à paz, à libertação dos reféns e ao acesso da população palestiniana à ajuda humanitária.

CB/OC

 

Advento/Natal: «Terra Santa, tão massacrada pela guerra» é o destino de campanha solidária da Conferência Episcopal Portuguesa

Partilhar:
Scroll to Top