Funchal: Bispo diz que é possível «viver na alegria» entre as «mais dolorosas» dificuldades

Funchal, Madeira, 02 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. António Carrilho, declarou este domingo que a alegria pode superar todas as dificuldades e que o “sofrimento e a morte são caminho de vida plena”.

“Ainda que não seja fácil, e por vezes bem difícil, é possível viver na alegria, mesmo no meio das provações da vida, até as mais dolorosas”, vincou o prelado na missa a que presidiu na sé funchalense, acrescentando que “não faltam exemplos e testemunhos” a comprovar aquela afirmação.

O responsável citou o Papa Bento XVI para sublinhar que “a alegria cristã não é uma fuga da realidade, mas uma força sobrenatural para viver e enfrentar as dificuldades quotidianas”, refere a edição de hoje do Jornal da Madeira.

Na celebração do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, D. António Carrilho pediu aos católicos para ajudarem os mais necessitados: “Conscientes das exigências, problemas e sacrifícios da presente conjuntura económica e social, saibamos ser solidários com todos os que sofrem”.

Na data em que a Igreja assinalou o Dia Mundial da Juventude, o bispo do Funchal sublinhou que cabe aos jovens “mostrar aos outros que a fé conduz à felicidade, a uma alegria que é verdadeira, completa e duradoura”.

“Levai a alegria de Jesus aos que sofrem, aos que a procuram, às vossas famílias, às vossas escolas e universidades, aos vossos lugares de trabalho, aos vossos amigos”, pediu o membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família, departamento responsável pelo setor da juventude.

A missa na catedral foi precedida da bênção dos ramos na igreja do Colégio, a que se seguiu a tradicional procissão pelas ruas da cidade, indica o Jornal da Madeira.

A Semana Santa (também denominada Semana Maior), a última da Quaresma, termina com o Tríduo Pascal, que inclui as celebrações evocativas das seguintes narrativas bíblicas referentes a Jesus: última ceia (Quinta-feira Santa), morte (Sexta-feira Santa) e ressurreição (Vigília Pascal e missa do Domingo de Páscoa).

RJM

Partilhar:
Scroll to Top