Fiéis Defuntos: Patriarca de Lisboa destaca ressurreição como fundamento da esperança

D. Rui Valério recordou patriarcas antecessores, na homilia da Eucaristia, presidida no Mosteiro de São Vicente de Fora

Lisboa, 02 nov 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa presidiu na manhã de hoje à Missa, na comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, que teve lugar no Mosteiro de São Vicente de Fora, na capital portuguesa, destacando a ressurreição como fundamento da esperança.

“Vamos evocar, junto dos nossos santos patriarcas, que concedam à nossa Igreja de Lisboa, concedam à Igreja de Portugal, esta certeza de que a esperança, na Igreja e no cristianismo, não é uma esperança que se limita a uma esperança terrena. O alicerce, o fundamento da nossa esperança, é a ressurreição”, disse, na homilia divulgada no sítio online do patriarcado.

Na Eucaristia, celebrada no Panteão dos Patriarcas, D. Rui Valério lembrou o tema do Jubileu 2025, “Peregrinos da Esperança”: “Somos um povo, peregrinos de esperança, que acredita na ressurreição”.

“A esperança começa exatamente pela certeza que Cristo ressuscitou e nós também ressuscitaremos. Cristo venceu a morte e nós venceremos a morte em Cristo”, salientou.

O patriarca de Lisboa voltou a recordar, na homilia, os patriarcas antecessores.

“[venceremos a morte em Cristo] tanto na nossa condição de peregrinos terrenos, como na nossa condição de bem-aventurados a participar na glória do Pai – condição que os nossos queridos patriarcas falecidos já vivem –, temos a certeza de que a nossa vida é sempre uma vida em Cristo”, referiu.

D. Rui Valério manifestou o desejo de que no coração dos cristãos surja “luz da memória” e “caminho de esperança”.

A Igreja Católica reserva o dia 2 de novembro à ‘comemoração de todos os fiéis defuntos’, que remonta ao final do primeiro milénio: foi o Abade de cluny, Santo Odilão, quem no ano 998 determinou que em todos os mosteiros da sua Ordem se fizesse nesta data a evocação de todos os defuntos ‘desde o princípio até ao fim do mundo’.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top