D. José Ornelas fala em oportunidade para transmitir esperança e renovar a sociedade
Fátima, 29 dez 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima iniciou hoje as celebrações do Jubileu 2025, convocado pelo Papa Francisco, numa celebração que deixou desafios à esperança e à renovação da sociedade.
“É preciso que cada um seja ativo e atuante, para celebrarmos, em conjunto, a festa da vida, na Eucaristia, que escuta a Palavra de Deus. É essa a esperança sinodal”, disse D. José Ornelas, na homilia da celebração, divulgada pelo santuário nacional.
O o bispo de Leiria-Fátima começou por evocar a festa da Sagrada Família, que se assinala este domingo, como “o coração do Natal”.
“É Jesus que veio para o meio de nós, trazer uma vida nova”, afirmou o presidente da celebração, convidando os peregrinos a assumirem o anúncio do Evangelho como missão particular para este Ano Jubilar.
Aludindo à projeção internacional de Fátima, o bispo diocesano apresentou o Santuário como “lugar sagrado de acolhimento e espaço privilegiado para gerar esperança”, neste Ano Jubilar.
Essa mãe, que se revela aqui em Fátima, a cuidar de três crianças, é a Igreja que devemos ser, na procura dos têm mais necessidade e dos mais frágeis, para que encontrem caminho de vida”.
No final da Missa, os peregrinos foram convidados a rezar pela primeira vez a ‘Oração Jubilar de Consagração a Nossa Senhora’, que, durante este ano, será distribuída nos espaços celebrativos, para ser rezada no final de cada celebração.
A manhã que marcou o início do Ano Santo no Santuário começou com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições; no caminho até à Basílica da Santíssima Trindade, a procissão passou pelo pórtico jubilar do Centenário das Aparições de Fátima, reposto para este Ano Santo, informa a instituição.
Ao longo do último ano, o Santuário de Fátima tem orientado a sua ação com vista ao 27.º Jubileu ordinário da Igreja, que se estende até 6 de janeiro de 2026.
Para o biénio 2023-2025, o Santuário definiu o tema ‘Ao Encontro da Esperança’.
“O caráter festivo deste período será refletido no espaço exterior do Santuário, com a instalação de uma Catequese Mural, nos painéis das alamedas do Recinto de Oração. O itinerário do peregrino, tanto no Santuário como em Aljustrel e Valinhos, também será enriquecido com conteúdos de caráter jubilar”, adianta a nota divulgada online.
A 11 e 12 de outubro de 2025, está prevista a participação do Santuário de Fátima na Jornada de Espiritualidade Mariana, em Roma.
OC