Fátima: Santuário acolheu jornada de oração pelo Sínodo dos Bispos

Iniciativa promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 01 jun 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolheu, esta quarta-feira, a jornada de oração mariana promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), tendo como intenção a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a pedido da Santa Sé.

A recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, pelas 18h30, foi presidida pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP.

Durante a oração dos fiéis rezou-se pela paz, pelo diálogo e pelo progresso de todas as nações e por todas as Igrejas “que professam a fé em Cristo para que estejam abertas à inspiração do Espírito Santo e façam caminho conjunto”, informa o Santuário de Fátima.

A Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade preparou uma proposta de oração dos fiéis para as celebrações eucarísticas, em todo o país, com uma prece específica pela próxima assembleia sinodal, “para que saiba discernir os novos caminhos da Igreja Católica, no espírito da renovação conciliar”.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

Na sequência de uma inédita consulta global às comunidades católicas, lançada pelo Papa em outubro de 2021, sete assembleias continentais aconteceram entre fevereiro e março deste ano, com a seguinte divisão: África e Madagáscar (SECAM), América Latina e Caraíbas (CELAM), América do Norte (EUA/Canadá), Ásia (FABC), Europa (CCEE), Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais) e Oceânia (FCBCO).

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top