Bispo diocesano presidiu à Missa da Imaculada Conceição na Cova da Iria, perante cerca de 70 mil peregrinos
Fátima, 09 dez 2024 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima presidiu este domingo à Missa da solenidade da Imaculada Conceição na Cova da Iria, perante cerca de 70 mil peregrinos, a quem apresentou a Virgem Maria como modelo de “nova humanidade”.
“Este mundo e a humanidade são prodigiosos, mas não são perfeitos. E, quanto mais ignoramos a Deus, mais nos tornamos deturpadores do seu projeto de felicidade e de vida”, disse D. José Ornelas, numa intervenção citada pelo Santuário de Fátima.
O responsável católico apontou ao “caminho de superação do pecado e da limitação” pela adesão ao projeto de Deus, a exemplo de Maria.
“O assentimento de Maria não é uma obediência cega, mas uma confiança ativa no projeto que vai entendendo do Pai do Céu. Esse é o segredo da fé autêntica, que sempre busca, sempre caminha, sempre vai descobrindo e aderindo, de mente e coração”, explicou o bispo de Leiria-Fátima.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa apresentou a vocação de Maria como modelo para a missão de evangelização.
“Também nós sentimos as angústias da primeira Eva: a nossa fraqueza, a dor, a destruição, a doença, a morte… mas sabemos que o nosso Deus é maior que tudo isso e que é Pai carinhoso para nós. Foi isso que Maria viveu e é isso que nos ensina”, concluiu.
OC