Fátima: Peregrinação internacional de junho arrancou com convite a viver «na luz»

Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco preside às celebrações, com peregrinos de 19 países

Fátima, 13 jun 2024 (Ecclesia) – D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, presidiu na última noite ao início das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de junho, em Fátima, que evoca a segunda aparição da Virgem Maria.

“Os pastorinhos encantados com a luz e a beleza do anjo foram convidados a saborear a Luz de Deus, que é Cristo e contemplaram a Senhora da Luz” o presidente da peregrinação, numa intervenção citada pela página oficial do Santuário.

A Cova da Iria recebe, para o 13 de junho, 43 grupos organizados de peregrinos, oriundos de 19 países: Portugal, Alemanha, Austrália, Áustria, Benim, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, e República Dominicana.

Na reflexão apresentada no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, após a procissão das velas, D. Antonino Dias sustentou que há uma “relação muito estreita entre a vida humana e a luz, sobretudo na vida moral e espiritual”.

“Tal como o povo que outrora vivia nas trevas e viu uma grande luz, também nós ao olhar para as nossas velas abrimos as portas do coração a essa luz verdadeira que ilumina todo o mundo”, observou.

O bispo de Portalegre-Castelo Branco referiu a importância da procura “do sentido útil da vida sincera e do mundo”, e deu como exemplo “Maria, fonte de luz e vida,”, que vem iluminar os caminhos dos homens “pelos caminhos do amor e da paz”.

“Não há conversão sem abertura à verdade e a palavra de Deus”, alertou, pois, “viver na luz reclama escuta humilde da palavra de Deus”.

A noite terminou com a procissão do silêncio, seguindo-se, pela madrugada, momentos de Adoração, veneração junto dos túmulos dos santos Francisco e Jacinta Marto, uma via-sacra e às 07h00, a procissão eucarística.

O programa deste dia 13 conta com a recitação do Rosário, às 9h00, na Capelinha das Aparições, após a qual a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima segu3em procissão até ao altar do recinto de oração.

D. Antonino Dias preside à Missa internacional pelas 10h00, celebração que inclui o momento de bênção aos doentes e termina com a procissão do adeus.

A peregrinação internacional aniversária de junho celebra a segunda aparição de Nossa Senhora a Francisco, Jacinta e Lúcia, a 13 de junho de 1917, na qual “a Senhora mais brilhante que o Sol” insistiu na oração do Rosário e anunciou a vontade de Deus em estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria, refere o Santuário de Fátima.

OC

Igreja/Portugal: Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima celebra 100 anos de serviço aos peregrinos

 

Partilhar:
Scroll to Top