Fátima: Encontro de guias-intérpretes é «mais-valia» profissional

Encontro que decorreu em Santarém e Fátima juntou 58 pessoas

Fátima, Santarém, 10 fev 2014 (Ecclesia) – O 33-º encontro de Guias-Intérpretes promovido pelo Santuário de Fátima juntou 58 profissionais que encararam estes dois dias de formação como “uma mais-valia”.

“Nas escolas onde os guias são formados, como de resto nas escolas em geral, não há nenhuma menção a qualquer tipo de formação de género religioso, quer nas Artes, quer na História, quer até a nível de cultura geral e formação humana, pelo que é sempre uma mais-valia a nível profissional termos estas ações de formação no Santuário de Fátima,” disse Maria Teresa Torres, guia-intérprete em entrevista à sala de imprensa do Santuário de Fátima, divulgada hoje.

Em relação à divulgação da temática, das celebrações e das atividades previstas em cada ano pastoral no Santuário de Fátima, Maria Teresa Torres afirma que a maioria dos guias não trabalha só e especificamente como guia de peregrinos, mas que “quase todos os circuitos de Portugal têm uma passagem por Fátima”.

Este ano o tema principal do encontro foi ‘Santarém e o Gótico’, uma escolha que se deveu ao fato desta cidade ter “um dos grandes conjuntos de belas, e pouco conhecidas igrejas no centro antigo, e, ao ser uma cidade na rota dos itinerários mais utilizados em Portugal, fica ao alcance de todos os guias”, explica a guia-intérprete.

“O desafio foi o de as conhecermos melhor e de ouvirmos os miniconcertos nos órgãos nas ditas igrejas proporcionando-nos momentos de muita beleza, o que fez com que a cidade e o estilo gótico se revelassem aos guias”, acrescenta.

A 33.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes decorreu este ano nas cidades de Santarém e de Fátima, nos dias 30 e 31 de janeiro, tem como “propósito especial a formação e também dar a conhecer as iniciativas do Santuário de Fátima em cada novo ano pastoral”.

O encontro de guias-intérpretes tem um caráter anual e de âmbito nacional que tem como “propósito especial a formação, e também dar a conhecer as iniciativas do Santuário de Fátima em cada novo ano pastoral”.

SISF/MD

Partilhar:
Scroll to Top