Fátima: Capelas da Reconciliação adaptam-se para responder aos desafios da pandemia

Em 2020 receberam um número “muito inferior” ao registado em 2019


Fátima, 08 Fev 2021 (Ecclesia) – As Capelas da Reconciliação na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, acolheram 56 702 peregrinos, um número “muito inferior” ao registado em 2019 (139 489), consequência da pandemia por COVID-19, que “impediu os peregrinos de se deslocarem até à Cova da Iria”.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA realça que “apesar dos números menos expressivos”, este é “um dos serviços mais procurados” no Santuário De Fátima que assim vai cumprindo aquilo que o Papa Francisco pediu aos sacerdotes para que fossem, “ministros da misericórdia de Deus”.

“Dadas as condições nas respetivas capelas, acautelaram-se os procedimentos nos espaços, de modo a poderem observar-se as normas da Direção Geral de Saúde, tais como o distanciamento social, o uso de máscara, a higienização das mãos e dos espaços”, explica o padre Joaquim Ganhão, responsável pelo Departamento de Liturgia, em declarações à «Voz da Fátima».

Os confessionários foram adaptados para garantir a segurança dos penitentes e dos confessores, com “a instalação de acrílicos e com a implementação de procedimentos para arejamento dos espaços”.

O Santuário de Fátima dispõe de confessores em língua alemã, croata, espanhola, francesa, holandesa, inglesa, italiana, polaca, portuguesa e ucraniana, mas quem mais procura este espaço são os peregrinos de língua portuguesa (51 648), logo seguidos dos de língua espanhola (2 279).

Durante o confinamento, de março a maio de 2020, altura em que todas as celebrações decorreram sem a participação de fiéis, as Capelas da Reconciliação e a da Adoração foram os únicos espaços do Santuário a manter-se abertos à presença de peregrinos.

Para o padre Joaquim Ganhão, “este serviço é um dos rostos fundamentais do Santuário de Fátima, lugar de acolhimento, de conforto, de alívio e descanso”.

As Capelas de Reconciliação situam-se no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade e estão abertas, diariamente, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top