Fátima: Bispo de Setúbal lembrou as vítimas da guerra e conflitos no mundo, e a sinistralidade nas estradas

D. Américo Aguiar apelou à dádiva de sangue na peregrinação que assinalou também o 50.º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 16 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal lembrou as vítimas da guerra e conflitos na Europa, Médio Oriente e América do Sul,  os acidentes nas estradas e apelou à dádiva de sangue, este domingo, na Missa que presidiu no Santuário de Fátima.

“Nós queremos elevar as nossas orações até à terra de Jesus, e queremos ter presentes todas as vítimas desta guerra, todas as vítimas desta barbárie”, disse o cardeal D. Américo Aguiar, citado pelo Santuário de Fátima,

“A Via-sacra que se vive na Ucrânia há tantos meses, e não podemos esquecer igualmente os irmãos da amada Venezuela e tantos luso-descendentes que atualmente sofrem com a conjuntura que se vive naquele país”, acrescentou.

O bispo de Setúbal lembrou também os elevados números de acidentes rodoviários e pediu um “cuidado redobrado naquilo que é ter a responsabilidade na mão e defender a vida”, realçando que as estradas são meios para o encontro “e não devem significar a morte e a separação”.

D. Américo Aguiar dirigiu-se também aos migrantes, realçando que a sociedade deve ter especial preocupação, carinho e amor, pelas pessoas que procuram Portugal “para sonhar”.

“E concretizar os nossos sonhos; sejam bem-vindos, sejam felizes, sejam respeitados, tal como os nossos migrantes o são noutros países, esta é a vossa casa”, desenvolveu o presidente da celebração dominical.

O bispo de Setúbal presidiu à Eucaristia das 11h00, deste domingo, no recinto de oração do Santuário de Fátima, convidado pelo Movimento dos Convívios Fraternos a participar no seu Encontro Nacional 2024, a 50.ª edição, que se realizou dias 14 e 15 de setembro, com o tema ‘Maria voltou para sua casa’.

Foto: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima informa que nos seus serviços se fizeram anunciar vários grupos de peregrinos, e destaca a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.

O bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, alertou também para a atual falta de dádivas nos bancos de sangue e apelou aos jovens a perder o medo e a serem dadores benévolos de sangue, refere o santuário mariano da Cova da Iria.

CB/PR

 

Fátima: Encontro Nacional dos Convívios Fraternos é «fundamental» para «construir comunidade»

Partilhar:
Scroll to Top