Fátima: Arcebispo de Luanda reforça apelo do Papa aos jovens

D. Filomeno Vieira Dias convida a imitar atitude de Maria, para «levar a mensagem de Jesus» ao mundo

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 13 ago 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Luanda presidiu este sábado à celebração da vigília da peregrinação internacional de agosto, no Santuário de Fátima, evocando a mensagem deixada pelo Papa durante a JMJ Lisboa 2023.

“O Santo Padre apelou os jovens do mundo inteiro, nas Jornadas Mundiais da Juventude realizadas na semana passada, a levar a mensagem de Jesus: sem distrações, conservando de modo orante as querelas da viagem, as fadigas do testemunho, os obstáculos do anúncio e a resistência dos destinatários”, declarou D. Filomeno Vieira Dias.

O responsável angolano destacou “diligência, o esmero, a atenção e o entusiasmo” de Maria no episódio da visitação, narrado pelo evangelista São Lucas, que serviu de mote para o tema da JMJ, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Do mesmo modo que Maria nos precede na comunidade dos discípulos, nós também devemos nos inserir na sua exclusividade; ou seja, devemos conceber Jesus espiritualmente, ao ponto de inserirmos toda a nossa disponibilidade e toda a nossa fé no mistério de Cristo”, sublinhou o presidente da peregrinação internacional aniversária de agosto, tradicionalmente dedicada às comunidades migrantes.

Foto: Santuário de Fátima

O arcebispo de Luanda falou de  Fátima como “lugar da descoberta do Senhor da Vida”, convidando os peregrinos a “conceber Jesus espiritualmente”, através da escuta da Palavra e do anúncio da vida nova em Cristo.

“A obra de Deus nunca cria estaticidade, em Deus nunca estamos parados. Quando Deus nos encontra de verdade, mexe connosco e nos colocamos a caminho, em peregrinação, em ação, para sermos úteis aos irmãos; a fim de que, estes, por sua vez, vejam em nós a bênção de Deus, percebam que em nós se está a cumprir uma grande obra de Deus, tal como se deu em Nossa Senhora”, afirmou, numa intervenção divulgada pelo Santuário de Fátima.

As celebrações integram a Peregrinação Nacional dos Migrantes, que encerra a 51.ª Semana Nacional das Migrações, promovida pela Igreja Católica em Portugal, este ano com o tema ‘Livres de escolher: se ficar ou emigrar’.

Durante a madrugada, a vigília de oração, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi dinamizada pelos secretariados diocesanos, caritas diocesanas e grupos paroquiais convocados pela Obra Católica Portuguesa de Migrações.

A Missa internacional aniversária, deste domingo, inclui a tradicional oferta de trigo, ação que se repete pela 83.ª vez, e que foi iniciada por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da Diocese de Leiria, que, em 1940, começou por oferecer 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima.

A peregrinação conta com a participação de 16 grupos organizados de peregrinos de 16 países.

OC

Partilhar:
Scroll to Top