Entre o sobressalto e a confiança

Paulo Rocha, Agência Ecclesia

Foi particularmente significativa a atitude e a expressão do novo bispo da Diocese de Bragança-Miranda ao chegar a um vasto território (é a quarta diocese mais extensa de Portugal), cada vez com menos pessoas (entre o censos de 2011 e 2021 a região tem menos 13 mil pessoas, contando agora com pouco mais de 122 mil habitantes) e a ter de assumir a liderança de trabalhos pastorais, que não deixam de incluir tarefas de gestão, seja de recursos humanos, económicos, crises, surpresas. Disse D. Nuno Almeida, quando se apresentou, numa tarde muito mais do que soalheira: “Estou aqui hoje entre vós, com o sobressalto e a confiança dos enviados”.

Entre “o sobressalto e a confiança dos enviados”… eis uma forma de dizer e sobretudo assumir uma atitude positiva, construtiva, com linguagem que é compreensível de forma transversal por todos, crentes e não crentes (sem nunca esconder o fundamento crente que tal expressão implica).

Nos desafios profissionais, nas tarefas institucionais, também as que são assumidas em ambientes das comunidades crentes, e até naquilo que se faz por lazer, por passatempo, o sobressalto e a confiança emergem como paredes mestras, pilares que sustentam desafios, angústias, problemas, sonhos e anseios, o esperado e sobretudo o inesperado!

A um mês da Jornada Mundial da Juventude, não será nada difícil encontrar jovens e menos jovens que balanceiam entre essas paralelas: ora passam por dias em sobressalto e outros em que os sentimentos de confiança parecem tudo garantir e superar. E assim acontece tanto com aqueles que preparam a JMJ Lisboa 2023, como com os que desejam participar no encontro que acontece em Portugal e tudo estão a fazer para que esses dias sejam uma experiência positiva e, no fundamental que a jornada tem para propor, sejam uma ocasião de encontro com Cristo.

No quotidiano e nos acontecimentos que estão muito acima dele, como é uma Jornada Mundial da Juventude, pode não ser possível saber como fazer, como estar, como ser… Mas será um bom plano estar entre “o sobressalto e a confiança”, seguindo a proposta deixada por D. Nuno Almeida, quando iniciou uma nova missão, em terras nordestinas.

“Estou aqui hoje entre vós, com o sobressalto e a confiança dos enviados. Estou aqui para partirmos juntos, sinodalmente, à procura dos melhores caminhos na escuta recíproca e na atenção ao Espírito Santo”.

Partilhar:
Scroll to Top