Ensino Superior: Universidade Católica assume missão de «reinventar-se» para gerar impacto social, diz reitora

UCP atribuiu «Honoris Causa» a Horta Osório e Joseph Weiler, na sessão académica que celebrou o seu Dia Nacional

Lisboa, 11 fev 2022 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) disse hoje na sede da instituição que esta se procura reinventar para ter um impacto “real e social”, a fim de se colocar na “vanguarda do conhecimento”.

“A universidade reinventa-se e, ao fazê-lo, faz jus ao que foi sempre a sua missão”, referiu Isabel Capeloa Gil, na sessão académica que assinalou o Dia Nacional da UCP, em Lisboa.

A responsável destacou os 55 anos da UCP, um tempo de maturidade e de renovação, sustentando que “é preciso ousar, antecipar a mudança e agir com responsabilidade”.

A intervenção destacou a importância de oferecer um ensino transversal, nos saberes, assinalando que a realidade não se “submete a silos”.

“A monocultura académica constitui a derradeira ameaça interna à ecologia integral, como proposta profunda de redefinição do modelo de conhecimento da universidade”, advertiu a reitora.

Isabel Capeloa Gil assumiu o objetivo de fazer da UCP uma universidade europeia e global, “líder em investigação de impacto e ensino de base transformacional”, que produza ciência “transformadora e eticamente responsável”.

A responsável adiantou que, com o apoio do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), a UCP vai promover um projeto de integração de estudantes vindos do Afeganistão, após a chegada dos talibãs ao poder.

Foto: Agência ECCLESIA

A UCP atribuiu nesta sessão o grau de doutor ‘Honoris Causa’ ao gestor português e ex-presidente do ‘Credit Suisse’, António Horta Osório – apadrinhado por Filipe Santos -, que a reitora da Católica apresentou como “extraordinário agente de mudança”.

O distinguido recordou a sua passagem, como aluno e professor de Gestão, na Universidade Católica, e o seu percurso profissional, bem como as dificuldades de saúde que enfrentou.

O Dia Nacional da UCP teve como tema, em 2022, ‘Por um Novo Humanismo’.

Para além de Horta Osório, foi atribuído o ‘Honoris Causa’ a Joseph Weiler, reitor do Instituto Europeu de Florença de 2013 a 2016) e titular da Cátedra ‘Jean Monnet’, na Universidade de Nova Iorque, que Isabel Capeloa Gil apresentou como um “defensor do pluralismo”.

“Joseph Weiler é um dos maiores especialistas em Direito Constitucional Europeu, conhecido por ter defendido, com sucesso, o caso ‘Lautsi vs. Itália’, no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, tendo conseguido restabelecer o direito do Estado Italiano de exibir o crucifixo nas salas de aula”, indica a UCP.

O padrinho de doutoramento foi Miguel Poiares Maduro.

Weiler alertou para a crescente “polarização” da sociedade e apelou à importância de procurar sempre a justiça, mesmo quando é “contra os próprios interesses”.

O cardeal D. Manuel Clemente, magno chanceler da Universidade Católica, encerrou a cerimónia, pedindo “prática consequentes que valorizem o melhor de cada um”, para o serviço de todos.

O patriarca de Lisboa apontou ao humanismo como “elemento essencial” do futuro, antes de destacar o papel das universidades como “escola de humanidade”.

“Podemos dizer, e a Universidade Católica quer dizê-lo: humanismo, de novo”, concluiu.

A sessão solene contou com a imposição das insígnias e entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2021, bem como a atribuição de medalhas de prata e de ouro a funcionários da UCP com 25 e 40 anos de serviço.

OC

 

Isabel Capeloa Gil destacou, na sua intervenção, a importância do futuro ‘Campus Veritati’ para a afirmação da UCP.

Da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, o Campus Veritati será composto por dois edifícios e ficará situado na parte norte do atual Campus da UCP, em Lisboa.

O espaço vai acolher as novas instalações da Católica-Lisbon School of Business & Economics e um Centro de Conferências Multifuncional, “espaço central que promove a ligação entre a UCP e a Comunidade”.

“Este último edifício, altamente tecnológico, inclui um Centro de Inovação – E-Lab e um auditório que se pode caracterizar como state of the art, com capacidade para 700 pessoas”, indica a instituição, em comunicado publicado após a apresentação pública do Campus, esta quinta-feira.

Ensino Superior: Reitora da Católica aponta urgência de «ética de responsabilidade» (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top