Ensino Superior: UCP lança doutoramento em Ecologia Integral, inspirado na encíclica «Laudato Si» do Papa Francisco

Programa envolveu equipas multidisciplinares de seis escolas e faculdades

Lisboa, 23 mai 2024 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresentou o novo doutoramento em Ecologia Integral, inspirado na encíclica ecológica e social ‘Laudato Si’ (2015) do Papa Francisco, com um programa que envolveu equipas multidisciplinares de seis escolas e faculdades.

“Conhecimentos fragmentados hoje não servem. (…) A fragmentação degenera-a numa oficina de ignorância. Uma visão alargada da ecologia, suportada na verificação de que tudo está interligado, demanda uma integração de saberes”, disse o diretor do Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião (CITER) da UCP, na sessão de apresentação do novo doutoramento, esta terça-feira.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela UCP, o diretor do CITER, o padre Alexandre Palma, salientou que “se a Universidade quer ser uma catedral de inteligência, não pode ceder a fragmentar-se”.

A instituição de Ensino Superior salienta que o doutoramento em Ecologia Integral é resultado de um trabalho de preparação “de vários anos”, que envolveu equipas multidisciplinares da UCP, e aborda temas como a cultura e sustentabilidade ambiental; a justiça intergeracional; a economia verde; o combate à pobreza sistémica e o crescimento económico e sustentabilidade.

As temáticas são enquadradas em três seminários centrais: ‘Cidadania Ecológica, Ecologia Ambiental e Espiritualidade Ecológica’; o plano curricular foi apresentado pelo coordenador do doutoramento, Peter Hanenberg, o vice-reitor para a Investigação e Inovação.

As candidaturas estão a decorrer até dia 30 de maio e as aulas têm início a 12 de setembro de 2024, em formato presencial, às sextas-feiras (17h00-21h00), e aos sábados (09h00-13h00); os professores pertencem às “várias Unidades Orgânicas” da UCP, com o objetivo de “fornecer respostas éticas adequadas aos desafios globais”.

Na sessão de apresentação, do Doutoramento em Ecologia Integral, que tem a duração de três anos, Margarida Mano, vice-reitora da UCP, manifestou “júbilo” pelo lançamento de um “doutoramento diferente de tudo o que existe”.

Margarida Mano coordenou as seis Escolas e Faculdades da Universidade Católica que constituíram três grupos de trabalho, nos últimos dois anos; Faculdade de Ciências Humanas; Escola das Artes (Porto); a Escola Superior de Biotecnologia (Porto); Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga); Faculdade de Medicina (Lisboa); Faculdade de Teologia (Lisboa).

O novo doutoramento da Universidade Católica, em Ecologia Integral, foi apresentado na semana em que se assinalam nove anos da publicação da  ‘Laudato Si’.

O padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, salientou que este doutoramento propõe uma “aprendizagem tendencialmente transdisciplinar”, com “a preocupação que o Papa Francisco propõe de que tudo está interligado”, divulga a UCP.

No dia 3 de agosto de 2023, o Papa Francisco pediu na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, que as instituições académicas promovam uma nova visão para a atividade política e económica.

A reitora da instituição, Isabel Capeloa Gil, anunciou nessa visita a criação da cátedra ‘Economia de Francisco e de Clara’, que visa “desenvolver um modelo social dignificador das pessoas e do ambiente”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top