Ensino: Jovens dos Externatos de Frei Luís de Sousa e de Penafirme realizaram cinco dias de missão junto de crianças e idosos

Ao longo de cinco dias, 27 estudantes dedicaram-se ao serviço 

Almada, 01 ago 2024 (Ecclesia) – As escolas católicas Externato Frei Luís de Sousa, da Diocese de Setúbal, e Externato de Penafirme, do Patriarcado de Lisboa, promoveram, de 26 a 30 de julho, a Missão Frei-Penafirme 2024, com a participação de 27 jovens.

“Senhor que queres de mim?” foi o tema da iniciativa que levou os estudantes, com a orientação de três professores, “a sair do conforto das suas casas” e a partir “numa grande aventura de entrega e serviço”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos cinco dias de missão, os jovens desenvolveram ações no Centro Paroquial Social de Almada, nas várias valências de caráter social e caritativo da Paróquia da Piedade, nas Missionárias da Caridade, irmãs da Madre Teresa de Calcutá, e no Seminário de São Paulo de Almada, onde estiveram instalados.

“Que orgulho é ter jovens que se colocam ao dispor, jovens caridosos, jovens que procuram fazer este que é o mais belo caminho: o caminho da fé e da santidade”, assinalou uma das professoras organizadoras da iniciativa.

“’Acompanhados’ pelos patronos da missão, Beato Carlo Acutis e São João Paulo II, deram do seu tempo, do seu esforço e dedicação, da sua alegria e da sua força a tantas crianças e idosos que passaram pelas suas vidas nestes dias”, destaca o Externato Frei Luís de Sousa.

Segundo a escola católica, os 27 jovens puderam viver “momentos incríveis de crescimento pessoal e serviço, na atenção e no cuidado das pessoas, na limpeza ou na recuperação dos espaços”.

Além disso, os estudantes tiveram também a oportunidade de escutar diversos testemunhos de vocação por parte de diferentes pessoas que, com a sua alegria, partilharam a experiência de terem encontrado Jesus.

Os padres Rui Gouveia e José Cachaço, respetivamente atual e futuro capelães do Externato Frei Luís de Sousa, estiveram também presentes na Missão, marcando os momentos de convívio e de celebração da fé.

O Externato Frei Luís de Sousa, situado no centro de Almada, celebra, este ano, 68 anos, e tem uma oferta educativa que vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, fazendo jus ao seu lema: do berço à universidade.

O estabelecimento de ensino tem o estatuto de Escola Associada da UNESCO, e integra várias redes escolares.

O Externato preside à APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas, desde fevereiro de 2019, e nessa qualidade é elemento convidado do Comité Europeu das Escolas Católicas.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top