EMRC: Novo ano marcado por novo programa, manuais e atividades para professores e alunos

Coordenador do setor apresenta iniciativas centrais para 2014/2015

Lisboa, 18 nov 2014 (Ecclesia) – O coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE) explicou o novo plano de atividades da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e destaca algumas das iniciativas que vão mobilizar professores e alunos.

“A edição do programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) 2014 está a ser enviada para todas as dioceses. Através do programa é apresentada a proposta que a Igreja faz aos planos educativos das escolas”, começa por explicar Fernando Moita à Agência ECCLESIA.

Das diversas iniciativas que o Departamento do Ensino Religioso Escolar, do Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), vai desenvolver ao longo do ano letivo, o coordenador do DERE destacou a ação de formação sobre o programa de EMRC para as equipas dos secretariados diocesanos e o “grande fórum para professores em maio”.

O Fórum EMRC 2015, com o tema ‘Unidos a Deus, ouvimos um clamor – A alegria da missão na Escola’, realiza-se de 8 a 10 de maio de 2015, em Fátima.

Segundo Fernando Moita com o tema pretendem “trazer” para a formação dos professores a “preocupação” de formar e alargar horizontes para as “problemáticas do todo do mundo”.

Neste encontro nacional, destaca o responsável, para além das conferências há outro “momento importante” que vai ser o lançamento dos “manuais escolares” que também vão oferecer aos docentes.

Adequar as propostas que se fazem aos alunos aos sinais dos tempos através de uma leitura atualizada é outros dos objetivos do novo programa de EMRC e dos manuais que procuram “ser mais adequados à realidade educativa”.

“As aulas merecem e devem ser bem preparadas, bem estruturadas para que a lecionação aconteça em excelência”, desenvolveu Fernando Moita.

O Secretariado Nacional de Educação Cristã também propõe atividades para os jovens desde o primeiro ciclo do ensino básico ao secundário.

Para os alunos do secundário é proposto o V Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES), com o tema ‘(Des)Abrigo-me ConTigo’, a 10 e 11 de abril de 2015, em Leiria.

O coordenador do DERE explica que para além da festa e da alegria vão “simular uma experiência de sofrimento” que povos vivem, como os refugiados, migrantes e exilados.

“Vamos tentar que os alunos do secundário, que gostam de ser interpelados, percebam o que é a justiça, a injustiça mas também se perguntem porque há a injustiça”, informa Fernando Moita.

Desta forma, o V ENES quer que os alunos do secundário se tornem “mais interventivos na sociedade”, cidadãos que para além de “ajudar” o pobre, o oprimido também se questionem porque “existe pobreza, injustiça, opressão”.

A 29 de maio de 2015 realiza-se o 25.º Interescolas do 1.º Ciclo, em Fátima, com o tema ‘A Alegria do Encontro’, onde os alunos vão “celebrar a vida, a fé” e, do ponto de vista da “festa, do sonho, da beleza” vão ter um dia “cheio, alegre”, disse o coordenador.

Sobre a colocação de professores de Educação Moral e Religiosa Católica o responsável explica que o SNEC tem acompanhado a realidade dos docentes que este ano puderam concorrer a nível nacional e das dioceses que os recebem.

“Não é um número elevado do ponto de vista estatístico mas as dioceses estão a acolher os novos professores com uma atenção muito calorosa, cristã”, assinala Fernando Moita que já participou em alguns destes encontros.

O coordenador do DERE destaca ainda que “existem alguns professores por colocar” e algumas escolas sem professor o que “gera impacto negativo” para a disciplina porque os alunos “sentem-se desanimados”.

HM/CB

Partilhar:
Scroll to Top