EMRC: Alunos em Albergaria-a-Velha plantaram árvores como símbolo da paz

Atividade envolveu cerca de 90 participantes

Foto D.R

Albergaria-a-Velha, 07 jun 2022 (Ecclesia) – Os alunos do 7º ano da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha realizaram uma atividade dedicada à paz onde plantaram a árvore ‘ginkgo biloba’, entre os dias 1 e 6 de junho.

“Um sinal vivo da dedicação deste agrupamento de escolas, e, em particular, dos alunos de EMRC, à causa da paz, sustentada na justiça e no respeito mútuo, de que é sinal efetivo a campanha, ainda em curso, de recolha de bens e sensibilização para com o povo da Ucrânia”, explica o professor Luís Silva, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta atividade que envolveu “cerca de 90 alunos”, tem particular atualidade no contexto da guerra na Ucrânia.

Os alunos do 7º ano da disciplina de EMRC “plantaram a paz” nos recintos da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e da Escola Básica de São João de Loure, no contexto da reflexão que realizaram na unidade letiva 4 ‘a Paz universal’.

O professor de EMRC recorda que a árvore ‘ginkgo biloba’ – a nogueira do Japão – se tornou um símbolo da paz por ter sobrevivido às explosões atómicas na Segunda Guerra Mundial, sendo também “símbolo da fidelidade, da resistência”.

A nota informa também que para esta iniciativa contaram com a parceria da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que ofereceu as árvores e apoio técnico.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top