Ecumenismo: Papa envia mensagem ao Patriarcado de Constantinopla, pela festa de Santo André

«A unidade plena pela qual ansiamos é, naturalmente, um dom de Deus», disse Francisco ao patriarca ortodoxo

Cidade do Vaticano, 30 nov 2021 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem a Bartolomeu, patriarca de Constantinopla, assinalando a festa litúrgica de Santo André, assinalada hoje, destacando o anseio da “unidade plena, um dom de Deus”.

“A unidade plena pela qual ansiamos é, naturalmente, um dom de Deus, através da graça do Espírito Santo. Que o Senhor nos ajude a estar prontos para abraçar este dom através da oração, conversão interior e abertura à procura e oferta do perdão”, escreveu Francisco, na sua mensagem ao patriarca ortodoxo.

Francisco manifestou alegria pela visita de Bartolomeu a Roma, em outubro, quando partilharam preocupações sobre o presente e o futuro do mundo, num encontro onde vários líderes religiosos pediram mais “ambição” na luta contra as alterações climáticas.

O Papa manifesta esperança de que católicos e ortodoxos possam trabalhar cada vez mais em conjunto, nas áreas em que é possível, considerando imperativo que o façam.

A mensagem, divulgada pelo Vaticano, assinala que no caminho para a “plena comunhão entre as Igrejas”, os cristãos são sustentados pela “intercessão dos santos irmãos Pedro e André, os santos padroeiros”.

No contexto da festa de Santo André, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé), cardeal Kurt Koch, participa na Divina Liturgia celebrada na igreja Patriarcal de São Jorge, na atual Turquia.

O Papa mantém o intercâmbio de delegações da Santa Sé e do Patriarcado de Constantinopla por ocasião das festas de São Pedro e São Paulo, celebradas em Roma, a 29 de junho; e em Istambul, a 30 de novembro, dia da festa de Santo André, irmão de São Pedro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top