Ecumenismo: O desafio de lidar em televisão com «diferentes sensibilidades» religiosas

Diogo Peres é o produtor do espaço «A Fé dos Homens» na RTP2, que inclui o Programa ECCLESIA, da Igreja Católica

Lisboa, 19 jan 2016 (Ecclesia) – “Lidar com pessoas de diferentes sensibilidades” religiosas é o desafio diário de Diogo Peres, que atualmente faz a produção da gravação dos programas “A Fé dos Homens” na RTP.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o profissional considera o seu trabalho uma “responsabilidade” mas também uma experiência de vida, pela oportunidade de “conhecer as várias formas que existem de abordar a religião”, cristãs e não cristãs.

Sendo “assumidamente católico”, Diogo Peres realça que todas as confissões religiosas têm a sua forma de “ajudar” as pessoas a “levarem a sua vida em frente” e a encontrarem “algum caminho”.

E “é bom ver que há um grande respeito da parte de todos pelo tempo de todos”, destaca o mesmo responsável.

O programa “A Fé dos Homens”, em emissão de segunda a sexta-feira, e os programas “70×7” e “Caminhos”, ao domingo, na RTP2 são da responsabilidade das várias confissões religiosas reconhecidas em Portugal e com Igreja própria e incluem tempos de entrevista gravados nos estúdios da RTP.

Um dos conteúdos em destaque na programação das confissões religiosas na RTP2 é o Programa ECCLESIA, da Igreja Católica, emitido de segunda a sexta-feira há quase 20 anos, atualmente a partir das 15h00.

“No fim do mês anterior vejo o que é que vamos gravar, porque há uma grelha distribuída pela Comissão das Confissões Religiosas, onde diz a quantidade que cada confissão vai gravar e as datas já certas. Depois vou preparando os dias de gravação”, explica Diogo Peres.

As gravações acontecem “uma vez por semana”, sendo que cada confissão religiosa pode optar pelo “dia que lhes dá mais jeito”.

Por exemplo, no caso da comunidade muçulmana, e “no tempo do Ramadão”, a preferência recai sempre pela manhã, “o mais cedo possível”.

“Eles têm a oração da manhã, depois a oração da hora de almoço, e tem que ser entre uma e outra”, salienta Diogo Peres.

Antes de ter assumido a produção do programa “A Fé dos Homens”, em junho de 2015, este profissional já tinha trabalhado com as confissões religiosas enquanto assistente de produção.

Se o ambiente entre as diversas religiões “é tranquilíssimo” já as gravações requerem “regras” e muita “atenção”.

“Eu estava à espera que fosse um trabalho paradinho e tudo mais, em que está tudo escolhido. E afinal não é nada assim”, frisa Diogo Peres, que partilha ainda um episódio da sua relação com cada representante das confissões religiosas.

“Agora no Natal, queria enviar mensagens de natal mas não sabia se podia enviar para todos, tive de investigar. É curioso que alguns responderam mesmo eu achando que eles não iam responder”, conta o produtor televisivo.

A entrevista a Diogo Peres pode ser acompanhada hoje a partir das 22h45, no Programa ECCLESIA na Antena 1.

SN/JCP/PR

Partilhar:
Scroll to Top