Bispo de Angra presidiu a celebração pela unidade dos Cristãos em Ponta Delgada
Ponta Delgada, Açores, 30 jan 2023 (Ecclesia) – D. Armando Esteves Domingues. bispo de Angra, presidiu a uma celebração de oração pela Unidade dos Cristãos, em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, onde convocou à justiça social.
“A mensagem deste ano (para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos) convoca-nos para coisas concretas para além da oração: convoca-nos para a justiça e na nossa linguagem da justiça é lutar para que todos tenham acesso àquilo a que têm direito, como por exemplo uma habitação digna”, referiu o responsável, citado pelo site diocesano ‘Igreja Açores’.
O também presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização desafiou os presentes no centro pastoral Pio XII a serem “justos e retos” procurando imitar a Deus naquilo que “ele nos pede, isto é, que amemos os irmãos como Ele nos ama a nós”.
O encontro, inicialmente tinha como “objetivo juntar cristãos de várias igrejas”, acabando por ser uma celebração participada maioritariamente por católicos, onde D. Armando afirmou que “seria bom que nunca desistíssemos de impedir que a pobreza e a miséria se tornem uma coisa normal”.
“Não nos cansemos de fazer o bem em linha reta: se Deus me ama, então eu só tenho um caminho que é o do amor, o de amar o próximo como Jesus me ama”, sublinho.
O bispo de Angra apontou que “o caminho que leva à unidade é o amor”, que não é preciso ser igual e que a “verdadeira unidade constrói-se na diversidade”.
“Tudo tem origem no profundo amor que Deus tem por nós, que nunca acaba por pior que sejamos, e o que Ele quer é apenas que amemos os outros como ele nos ama. Esta é a humanidade nova a que ele nos convoca, esta é a verdadeira unidade”, concluiu.
SN