Ecologia: Papa diz que crianças são «esperança real de mudança»

Francisco assina prefácio de livro para «reeducar o mundo dos adultos»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 28 out 2023 (Ecclesia) – O Papa referiu que as crianças são uma “esperança real de mudança” para a sociedade, em particular quanto às questões da ecologia, num texto divulgado hoje no Vaticano.

“Somente a inversão de paradigma, com as crianças a ensinar e sensibilizar os adultos, pode trazer esperança real de mudança. As crianças guardam um sentido de beleza que ainda está intacto”, indica Francisco, no prefácio da obra ‘A Encíclica das Crianças. Reeducar o mundo dos adultos’, do padre Enzo Fortunato e Aldo Cagnoli,

A obra é apresentada este domingo, em Roma.

“Queridas crianças, saibam que o seu Papa e ‘avô’ fará de tudo para que possam viver num mundo belo e bom”, escreve, num texto divulgado pelo portal de notícias do Vaticano.

Francisco pede uma mudança de rumo “em favor de uma cultura do cuidado” na relação com a natureza, evocando a Cimeira do Clima de Paris (2015) e a sua exortação ‘Querida Amazónia’ (2020).

“Sempre considerei a crise ecológica era o outro lado da crise social, cultural e espiritual da modernidade”, precisou.

O Papa convida todos a assumir responsabilidades perante os impactos das alterações climáticas nos “pobres e mais frágeis”.

“Ecologia e a fraternidade seguem o mesmo caminho: se quisermos resolver efetivamente o problema do cuidado do nosso planeta, devemos primeiro fazer uma conversão do coração”, apela.

A 6 de novembro, o Vaticano acolhe um Encontro Mundial, convocado pelo Papa, com o tema ‘Aprendamos com as crianças’.

A iniciativa vai reunir mais de seis mil meninos e meninas, dos 7 aos 12 anos, no Auditório Paulo VI, do Vaticano.

OC

Vaticano: D. José Tolentino Mendonça apresentou encontro mundial «Aprendamos com as crianças»

Partilhar:
Scroll to Top