DnD

Henrique Matos, Agência ECCLESIA

Foto: Agência ECCLESIA/MC

As iniciais do título traduzem-se em “Dias nas Dioceses” (DnD) e revelam uma dinâmica que está a marcar o quotidiano da nossa Igreja local. Aos milhares, os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude chegaram mais cedo a várias regiões do nosso país que, foram assim, as primeiras a sentir a novidade de uma Igreja de rosto jovem.

Chamam-lhe pré jornada, mas estes dias estão para lá de um simples aquecimento para a festa maior de Lisboa. Muitos descobrirão por estes dias a riqueza de uma cultura, a originalidade da gastronomia e a forma como a fé que é a mesma, pode adquirir vivências e contornos festivos consoante os países e os povos.

Nas nossas aldeias e vilas, há que tenha aberto as portas de casa em atitude de acolhimento, muitos preparam refeições e asseguram transportes, é uma mobilização comunitária como raramente se experimenta ao longo do ano. Estes jovens que chegam e são acolhidos, podem não falar a língua e as conversas não serão fluidas, mas serão portadores de esperança e certeza de que a fé está já na mão da geração seguinte.

Dentro de dias os jovens partirão para Lisboa, mas as nossas dioceses não ficarão indiferentes à sua passagem. Por lá, em cada aldeia e lugar, muitos sentirão esse cansaço que recompensa, porque a fraternidade ganhou uma expressão concreta no encontro com estes jovens.

Só para afirmar que os DnD não são a “volta de aquecimento”, são experiência genuína de Igreja e de Jornada Mundial da Juventude.

 

Partilhar:
Scroll to Top