Dia Mundial dos Pobres: «Santos da porta ao lado» ajudam mais necessitados na luta contra a pobreza

Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização apresentou a mensagem do Papa Francisco «Estende a tua mão ao pobre»

Foto: Lusa

Cidade do Vaticano, 13 jun 2020 (Ecclesia) – O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização apresentou hoje a mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres e destacou o trabalho de muitos cristãos na ajuda aos mais “necessitados”.

“O Papa Francisco não tem medo de identificar essas pessoas como verdadeiros santos, ‘santos da porta ao lado’, que, com simplicidade, sem barulho e publicidade, oferecem o genuíno testemunho do amor cristão”, afirmou D. Rino Fisichella, durante a conferência de imprensa que decorreu à porta fechada e via streaming devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19.

A mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, celebrada a 15 de novembro, tem por título «Estende a tua mão ao pobre» e cruza-se, segundo o responsável, “com o momento de crise que a humanidade está a viver com a pandemia do Covid-19, em que aumentam os pedidos de ajuda”.

“Será nossa tarefa, portanto, fazer com que não falte aos numerosos pobres que encontramos, os sinais quotidianos que acompanham a nossa ação pastoral”, destacou D. Rino Fisichella, enunciando os gestos do Papa a favor dos mais necessitados, como a criação do fundo «Jesus Divino Trabalhador», para ajudar 1800 famílias.

O responsável fez ainda notar o exemplo de “mãos estendidas” por parte de médicos, enfermeiros, voluntários, sacerdotes que vão ao encontro dos doentes e que contrastam com as que ficam no bolso de quem só pensa em acumular riquezas em detrimento dos outros, enunciados na mensagem.

D. Rino Fisichella afirmou serem palavras “duras” que mostram a ausência de responsabilidade que o mundo vive.

LS

Partilhar:
Scroll to Top