Vaticano: Fundo do Papa para pessoas afetadas pela crise vai ajudar 1800 famílias

Responsáveis da diocese e autoridades regionais assinaram «Aliança por Roma»

Cidade do Vaticano, 12 jun 2020 (Ecclesia) – O fundo solidário ‘Jesus Divino Trabalhador’, uma iniciativa do Papa para ajudar pessoas afetadas pela crise em Roma, foi lançado hoje na capital italiana e vai ajudar 1800 famílias, informa o Vaticano.

A cerimónia contou com a presença do vigário de Francisco para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis; do presidente da região do Lácio (Itália), Nicola Zingaretti; e da presidente do Município de Roma, Virgina Raggi, que assinaram um protocolo conjunto, denominado ‘Aliança por Roma”.

A iniciativa arranca com o montante de 1 milhão de euros, por parte da Igreja Católica, e 500 mil euros por cada uma das instituições políticas.

O fundo ‘Jesus Divino Trabalhador’ procura responder ao aumento de pedidos de ajuda e vai vai ser distribuído, numa fase inicial, pela Cáritas Diocesana; dirige-se sobretudo aos trabalhadores precários e desempregados, pequenos empresários e trabalhadores por conta própria, a quem começa a faltar “o mínimo necessário”.

Francisco saúda o “aumento dos donativos”, nesta fase, e as várias manifestações de solidariedade para com quem está na linha da frente do combate à Covid-19.

O Papa desafia os membros do clero a serem “os primeiros a contribuir para o fundo” e a promover a partilha dos recursos económicos, nas suas comunidades, sublinhando que, neste momento, “não basta partilhar apenas o supérfluo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top