Dia Mundial da Pesca: Vaticano pede proteção para pequenos negócios

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral publica mensagem para jornada anual

Cidade do Vaticano, 12 nov 2024 (Ecclesia) – O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) divulgou hoje uma mensagem para o Dia Mundial da Pesca, apelando à proteção dos pequenos negócios no setor.

“Os legisladores devem distanciar-se dos grandes interesses de alguns, para intervir a favor das pequenas comunidades, das empresas familiares e das organizações de pescadores que, com as devidas garantias, podem contribuir mais direta e eficazmente para o bem comum”, sustenta o texto, assinado pelo cardeal Michael Czerny, prefeito do dicastério.

A jornada, que se celebra a 21 de novembro, é apresentada como uma oportunidade de reflexão sobre a gestão dos recursos hídricos, alertando para as consequências de “um modelo económico agressivo” sobre “a vida e o futuro de milhões de seres humanos que vivem da pesca”.

“Os cristãos não podem, portanto, virar as costas quando ecossistemas inteiros são ameaçados por formas de trabalho que os devastam e empobrecem até à fome populações já tão afetadas por desigualdades e conflitos”, pode ler-se no documento enviado à Agência ECCLESIA.

A mensagem do Vaticano apela a “um desenvolvimento tecnológico que reforce a dignidade e a segurança do trabalho”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top