Covid-19: Festas das Cavacas e das Fogaceiras adaptam-se ao tempo de pandemia

Postos de testagem e propostas diferentes marcam estes dias

Aveiro, 10 jan 2022 (Ecclesia) – A festa de São Gonçalinho, em Aveiro, volta a acontecer este ano, com limitações impostas pela pandemia, exigindo certificado de vacinação e teste negativo para o lançamento das cavacas.

Depois do cancelamento do lançamento de cavacas na festa de 2021, a Mordomia de São Gonçalinho, em Aveiro, decidiu realizar a festa, com medidas de segurança.

“O lançamento de cavacas será efetuado em moldes adaptados à situação atual, sendo que o largo terá acesso condicionado, no qual só será permitida a entrada mediante a apresentação do certificado de vacinação válido”, informam os responsáveis, no sítio online da instituição.

Como a tradição se refere ao cumprimento de promessas, a mordomia sublinha que “as subidas para o lançamento de cavacas só serão permitidas a quem apresentar o certificado de vacinação e teste negativo”.

A Festa de São Gonçalinho vai realizar-se nos dias 10, 14, 15 e 16 de janeiro de 2022, e tem dois “postos de testagem já em funcionamento, na Junta de freguesia da Vera Cruz e no Largo Melo Freitas”, em Aveiro.

“Hoje, dia litúrgico de São Gonçalo, vai haver às 18h30 a Eucaristia na capela, com o coro dos mordomos e mordomas”, informa.

Também em Santa Maria da Feira, diocese do Porto, a festa em honra do Mártir São Sebastião, conhecida pela festa da Fogaceiras, vai acontecer de 10 a 31 de janeiro, “cumprindo-se, uma vez mais, uma tradição com mais de 500 anos de devoção”.

Foto: VisitFeira

“Depois da ausência de programação cultural em 2021 devido à pandemia, a Festa das Fogaceiras 2022 associa já um programa com diferentes propostas, da música ao teatro, passando por exposições, concursos e oficinas artísticas”, informa a organização.

A celebração religiosa, dia 20 de janeiro, “evocada também além-fronteiras – Brasil, Venezuela e África do Sul”, conta com “três grandes momentos ao longo do dia, sendo as meninas fogaceiras de todo o concelho, totalmente vestidas de branco com cintas coloridas e de fogaça à cabeça, um dos ícones desta tradição”.

Em todas as iniciativas, a Câmara Municipal assegura o cumprimento das medidas de saúde e segurança recomendadas pela DGS.

SN

Partilhar:
Scroll to Top