COP28: Vaticano confirma viagem do Papa, que se vai encontrar com António Guterres

Calendário das próximas semanas inclui tradicionais celebrações do Natal

Foto: COP28

Cidade do Vaticano, 28 nov 2023 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje, em conferência de imprensa, a viagem de Francisco ao Dubai, onde se vai tornar o primeiro Papa a falar durante uma Cimeira do Clima, este sábado, perante os participantes na COP28.

Francisco é o primeiro Papa a visitar o Dubai, na sua segunda visita aos Emirados Árabes Unidos – esteve na capital Abu Dhabi, em fevereiro de 2019, por ocasião da assinatura do documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial, com o grande imã de al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas decorre de 30 de novembro a 12 de dezembro.

Francisco vai falar na manhã de sábado, pelas 09h15 (05h15 em Lisboa), após ser recebido pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, à entrada da Expo City, que acolhe a Cop28.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, precisou que após o seu discurso, o Papa vai iniciar uma intensa série de encontros bilaterais com, pelo menos, 20 líderes mundiais e dezenas de responsáveis empenhados na luta contra as alterações climáticas e na redução das emissões responsáveis pelo aquecimento global.

A 3 de dezembro, Francisco participa na inauguração do ‘Pavilhão da Fé’, também na área da Expo City, com Ahmad al-Tayyeb e na presença do presidente dos Emirados Árabes Unidos, encerrando a cerimónia com a assinatura da declaração “Confluência de Consciências”.

O Papa está a recuperar do que designou como “inflamação pulmonar”, que levou ao cancelamento de alguns compromissos nos últimos dias, mas a deslocação aos Emirados Árabes Unidos nunca esteve em causa.

“Além da guerra, o nosso mundo está ameaçado por um outro grande perigo, o climático, que coloca em perigo a vida na terra, especialmente a das gerações futuras. E isto é contrário ao projeto de Deus, que criou tudo para a vida”, alertou, num texto lido durante a recitação do ângelus, no último domingo.

Foto: Vatican Media

Ainda hoje, o Vaticano deu a conhece o calendário das celebrações litúrgicas a que o Papa vai presidir no tempo do Natal, que seguem os horários dos últimos anos.

A 24 de dezembro, a Missa da noite de Natal será celebrada na Basílica de São Pedro às 19h30 locais (menos uma em Lisboa), mantendo o horário antecipado que foi adotado em 2020, durante a pandemia.

A tradicional bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo), no dia 25 de dezembro, acontece ao meio-dia, desde a varanda central da Basílica do Vaticano.

No último dia de 2023, Francisco recita as vésperas, com Te Deum, em ação de graças pelo ano que passou, a partir das 17h00 de Roma, na Basílica de São Pedro.

A primeira Missa de 2024, 57.º Dia Mundial da Paz, é presidida pelo Papa às 10h00, também na Basílica de São Pedro, onde a 6 de janeiro se assinala a solenidade da Epifania, conhecida popularmente como Dia de Reis.

A7 de janeiro, na Capela Sistina, Francisco presida à Missa da festa do Batismo do Senhor, que encerra o tempo litúrgico do Natal, batizando algumas crianças.

OC

«Laudate Deum»: Francisco alerta para «ponto de rutura» na crise ambiental

Partilhar:
Scroll to Top