Ecumenismo: Comunidade de Taizé realiza Encontro de Jovens na capital da Estónia

«Peregrinação de confiança» na terra, nas margens do Mar Báltico, vai expressar «compromisso dos jovens europeus em reconstruir o continente como uma casa comum com um futuro de paz»

Foto: Taizé Tallinn

Taizé, França, 27 de dez 2024 (Ecclesia) – A Comunidade monástica ecuménica de Taizé (França) vai realizar o seu Encontro Europeu de Jovens, a 47.ª edição, a partir deste sábado, em Talin, a capital da Estónia, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2025.

“Desde o início da guerra na Ucrânia, as preocupações têm sido particularmente agudas no país. Reunir-nos de diferentes países para rezar, refletir e interagir vai expressar o compromisso dos jovens europeus em reconstruir o continente como uma casa comum com um futuro de paz”, destaca a Comunidade de Taizé, na sua página na internet.

O 47º Encontro Europeu de Jovens organizada pelos monges de Taizé vai dar continuidade à ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’, iniciada há mais de 40 anos, desta vez “nas margens do Báltico”, com momentos de oração, nas paróquias da cidade de acolhimento, e celebração comunitária, ateliês de reflexão sobre temas variados, oportunidade de visitas e festa.

Comunidades de “todas as confissões e famílias” vão receber os participantes deste encontro europeu, que decorre no final de cada ano num país europeu diferente, que vão fazer uma “experiência da unidade de todos os batizados nas diversas tradições cristãs”, a partir deste sábado, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2025.

“A Estónia foi uma das últimas regiões da Europa a ser cristianizada no século XII, desde que a Estónia aderiu à Reforma no século XVI, a cultura local está enraizada na tradição luterana e, desde o século XIX, na tradição ortodoxa. Hoje, 80% dos jovens estónios dizem não pertencer a nenhuma religião e 70% dizem que nunca rezam”, acrescenta.

Segundo a Comunidade ecuménica de Taizé, participar neste Encontro Europeu de Jovens em Talin será uma oportunidade para “procurar Cristo ressuscitado e dar testemunho dele”, como as mulheres do túmulo vazio foram convidadas a procurar Jesus, e na capital da Estónia vão encontrar “testemunhas de esperança comprometidas em servir os outros, em construir a solidariedade, em tornar a vida dos outros mais bela”.

A Estónia aderiu à União Europeia em 2004, o seu território tem uma área de 45 228 quilómetros quadrados e partilha uma fronteira de 294 km com a Rússia, a Comunidade de Taizé recorda que este país “acolheu mais de 65 mil refugiados ucranianos” desde o início da guerra, a 24 de fevereiro de 2022, um número que, para uma população total de 1,4 milhões, é o “rácio mais elevado de refugiados ucranianos per capita em qualquer país da União Europeia”.

Foto: Taizé Tallinn

Os monges de Taizé contextualizam que as relações com os cristãos estónios “remontam à década de 1970”, quando a poetisa finlandesa Anna-Maija Raittila-Nieminen visitou os cristãos estónios e manteve-os informados “sobre o que estava a acontecer em Taizé”, e, naqueles anos, os jovens russos, em contacto com Taizé, “podiam participar em acampamentos de verão organizados pelo Instituto Teológico Luterano de Talin”.

Os jovens estónios começaram a visitar regularmente Taizé e a participar em Encontros Europeus a partir de 1989, em maio do ano seguinte, 250 jovens estónios participaram num encontro regional que a comunidade monástica foi convidada a organizar em Linköping, na Suécia.

Portugal já recebeu um Encontro Europeu de Jovens da Comunidade de Taizé, em Lisboa, em 2004/2005, e o Porto um encontro ibérico, em 2010.

A comunidade ecuménica informa que o encerramento anual do acolhimento em Taizé, durante o período do Natal e do Encontro Europeu, vai continuar até dia 2 de fevereiro de 2025.

A comunidade de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega monges de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, para começar a acolher perseguidos políticos, judeus e, mais tarde, prisioneiros alemães.

CB/OC

 

Taizé: «Estamos prontos a partir como Peregrinos de Paz?», questionou o prior da comunidade na conclusão do 46ºEncontro Europeu

Partilhar:

O evento está a decorrer.

Tags: , ,

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Scroll to Top