«Conversas na Ecclesia»: «Um dos maiores males é o amor não inteligente» – padre Vasco Pinto Magalhães 

Autor do livro «O que não cresce, decresce» diz que «comunicação está cheia de vírus»

Lisboa,14 jul 2021 (Ecclesia) – O padre Vasco Pinto Magalhães, sacerdote jesuíta e autor do livro “O que não cresce, decresce” disse à Agência ECCLESIA que “um dos maiores males é o amor não inteligente” e a falta de comunicação entre os casais.

“Do entendimento ao projeto de vida vai muita comunicação, os dois perceberam-se cada vez melhor, um casal que não fala não sabe o que o outro pensa, começa a suspeitar e as suspeitas estragam tudo, a comunhão é de coração aberto com a inteligência a ajudar o coração a abrir-se porque um dos maiores males é o amor não inteligente”, defende o sacerdote. 

O padre Vasco Pinto Magalhães afirma que “entre o casal, entre pais e filhos e entre os filhos é toda uma educação e a comunicação faz parte dessa educação” sublinhando que “é uma verdadeira relação, saber dar e saber receber”.  

“O amor inteligente é o amor boa vontade, o querer bem e querer bem do outro, por isso é preciso perceber o que ele precisa, quando precisa, amar não é só um desejo ou paixão, é ir ao encontro da necessidade do outro, do que lhe faz bem e isso é inteligência ou devemos chamar discernimento, isto é o amor humano”, define.

Num tempo difícil para a família, o sacerdote jesuíta acredita que a “comunicação gera comunhão até nas diferenças” mas alerta para os vírus da comunicação. 

“A comunicação está cheia de vírus, as suposições, os truques para chegar onde eu quero, a comunicação é de coração aberto e capaz de me rever e revisitar para avaliar, porque quando a pessoa está fechada na sua ideia diz sempre que disse tudo bem, ora ninguém diz sempre tudo bem, tem de haver revisão para que a comunicação seja cada vez mais uma comunhão de pessoas”, explica.  

As «Conversas na ECCLESIA» desta semana são marcadas pelo livro “O que não cresce, decresce” do padre Vasco Pinto Magalhães, neste ano dedicado à família, e apresenta recados para uma família feliz, todos os dias às 17h00 online e pelas 22h45 na Antena 1 da rádio pública.

PR/SN

Partilhar:
Scroll to Top