Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa avaliou visita do Papa

«Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida» é o tema do programa diocesano para 2010-11

O Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa considera que a visita do Papa a Portugal “transformou a imagem que cristãos e não cristãos tinham de Bento XVI” e tornou mais visível a “visão da Igreja no meio da sociedade”.

Os membros da assembleia, que se reuniu a 25 e 26 de Maio, sublinham que a viagem constituiu uma oportunidade para os organismos eclesiais trabalharem com as pessoas que se aproximaram das comunidades cristãs devido à estadia do Papa, refere uma nota do Departamento de Comunicação do Patriarcado.

Os conselheiros salientaram a “mobilização dos fiéis cristãos” e o Departamento da Juventude fez uma avaliação positiva das iniciativas organizadas para esta faixa etária, a que aderiram 15 mil jovens.

Os participantes avançaram algumas sugestões metodológicas para a contribuição que o Patriarcado vai dar à iniciativa “Repensar a Pastoral em Portugal”, estudo promovido pela Conferência Episcopal com o objectivo de enunciar prioridades para a acção da Igreja no país.

A agenda da assembleia incluiu a apresentação do Programa Diocesano de Pastoral para 2010-2011, que tem como tema “Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida”.

A encerrar a sessão, o Cardeal Patriarca, D. José Policarpo, pediu aos padres para meditarem no discurso que Bento XVI dirigiu aos sacerdotes, em Fátima, e lembrou aos presbíteros que se “deveriam unir” ao encerramento do Ano Sacerdotal, que decorre em Roma de 9 a 11 de Junho.

Partilhar:
Scroll to Top