Comunicações: Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar Renascença com Ordem de Instrução Pública

Presidente da República assinala 85 anos de emissões a contribuir para «formação dos portugueses»

Lisboa, 20 mar 2023 (Ecclesia) – O presidente da República anunciou este domingo que vai condecorar a Rádio Renascença com a Ordem da Instrução Pública, pelos seus 85 anos de emissões, valorizando o contributo da emissora católica para “a formação dos portugueses”.

“É um grande aniversário e eu pretendo assinalá-lo, condecorando com o título de membro honorário da Ordem da Instrução Pública. A Rádio Renascença há 85 anos que anda a contribuir para a formação dos portugueses”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante o concerto da Orquestra Filarmónica de Viena, na Altice Arena, em Lisboa, que assinalou este aniversário.

A Ordem da Instrução Pública é uma ordem honorífica portuguesa atribuída como galardão por altos serviços prestados na educação e no ensino.

O chefe de Estado quis ainda valorizar a presença de uma “das cinco ou seis melhores” orquestras do mundo, sinal da “importância da Renascença”.

D. Américo Aguiar, presidente do Grupo Renascença Multimédia, sublinhou a magia da rádio e “a oportunidade de ver ao vivo os rostos de quem ouve a Renascença há 85 anos, e todos os que todos os dias fazem a Renascença”.

O bispo auxiliar de Lisboa, citado em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, quis ainda para homenagear o comendador Rui Nabeiro, ouvinte da  emissora católica portuguesa.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, por sua vez, falou da Renascença como uma “rádio de referência” e reconheceu fazer parte “da vida”.

Foto: RR

“Hoje em dia, sobretudo nos tempos que vivemos, é preciso defender a liberdade de imprensa e a liberdade dos nossos jornalistas, porque são o pilar da democracia”, apontou Carlos Moedas, citado pela emissora.

Presente no concerto, o ministro da Cultura destacou a presença da Orquestra Filarmónica de Viena, indicando a importância de aproximar diferentes públicos a ofertas culturais.

“Poder conhecer oferta cultural como esta é muito importante. Há uma enorme distância dos públicos a este tipo de possibilidade”, declarou Pedro Adão e Silva.

A Rádio Renascença, sonhada e concretizada por monsenhor Lopes da Cruz, é hoje parte do Grupo Renascença Multimédia, do qual também fazem parte a RFM, a MEGA HITS, diversas webrádios, e, recentemente, “a nova plataforma multimédia POPCASTS”, que pretende “ser o maior agregador nacional de podcasts e videocasts”.

As emissões diárias regulares da Renascença iniciaram-se a 1 de janeiro de 1937; a oficialização da estação, enquanto organismo da Acção Católica, aconteceria a 10 de abril de 1938.

LS/OC

Partilhar:
Scroll to Top